• Bancos fechados nesta segunda-feira; veja o que abre e fecha no Carnaval em Maringá

  • Rubia Pimenta

O feriado prolongado de Carnaval em Maringá terá horários diferenciados nos setores de serviços. Comércio e supermercados fecham apenas na terça-feira (21) de carnaval em Maringá, enquanto os bancos não abrem na segunda (20) e terça, para reabrir somente na quarta-feira de Cinzas (22), ao meio-dia.

Transporte Coletivo

Nesta segunda-feira, o transporte coletivo funciona com a escala de sábado, com reforço das linhas a partir do terminal no final da tarde para atender a saída do comércio. Na terça-feira volta a escala de domingo/feriado, e na quarta-feira a escala de dias normais sem o reforço do período escolar.

Transportes

O Estacionamento Rotativo (EstaR) não funciona segunda e terça-feira e retorna no controle de vagas na quarta-feira às 12 horas.

Restaurante Popular

O Restaurante Popular fecha na segunda e terça-feira, voltando ao atendimento normal na quarta-feira.

Feiras

As feiras livres funcionam normalmente todos os dias.

Comércio e shoppings

O comércio de Maringá funcionam normalmente nesta segunda-feira. Haverá horários especiais apenas na terça-feira nos shoppings ( o comércio de rua estará fechado amanhã).

As lojas do Avenida Center abrem na quarta-feira das 14 às 22 horas – na terça, apenas entretenimento e praça de alimentação estarão abertos.

No Catuaí Maringá, somente a praça de alimentação atende na terça-feira. Na quarta, as lojas funcionam das 14 às 22 horas, e alimentação das 11 às 22 horas.

Lojas fechadas na terça-feira, com alimentação e lazer atendendo das 12 às 22h30 também no Shopping Maringá Park. Na quarta-feira, lojas abertas das 14 às 22 horas, enquanto das 12 às 22h30 atendem as partes de alimentação e lazer.

O Shopping Cidade atende normalmente na segunda. Lojas e Big fecham no Carnaval, mas haverá atendimento na praça de alimentação das 12 às 21 horas. Na terça-feira, lojas das 14 às 22 horas, enquanto Big abre das 9 às 22h30 e a praça das 12 às 23 horas.

No Mandacaru Boulevard, apenas praça de alimentação, lazer e diversão abrem na terça das 12 às 22 horas. Na quarta-feira, lojas funcionam das 14 às 22 horas, com alimentação e lazer das 10 às 23 horas.

Paço Municipal

O Paço Municipal, Urbamar e todas as secretarias que funcionam no prédio não terão expediente segunda e terça durante todo o dia e quarta de manhã, retornando às atividades normais na quarta às 13 horas.

Saúde

Na rede de atendimento da saúde o Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento Zona Norte terão expediente normal todos os dias. Secretaria de Saúde e Unidades Básicas de Saúde seguem o expediente do Paço Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente no período, atendendo emergências 24 horas pelo telefone 192. Equipes do Ambulatório DST/Aids e de algumas Unidades Básicas estarão as atividades com as campanhas Carnaval sem Aids, sem Dengue e sem Drogas.

Cultura

O baile de carnaval da cidade desta segunda-feira acontece no Conjunto Requião e Iguatemi; e na terça Jardim Madri e Conjunto Herman Moraes Barros, a partir das 20h.

Educação

A sede da Secretaria da Educação também segue o expediente do Paço Municipal. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil estarão de recesso até quarta-feira, retornando o atendimento normal na quinta-feira, 23 de fevereiro.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal trabalha em regime especial de plantão durante o carnaval, dando apoio aos bailes do Carnaval Samba na Praça. O plantão atende pelos telefones 3901-1885 e 3901-2222.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) segue o expediente do Paço, mantendo os plantões dos serviços essenciais. Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – 0800 – 643 5115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966). A SASC estará participando da campanha Carnaval sem Aids, com limpeza da praça Raposo Tavares neste sábado, 9 horas; blitz na avenida Tiradentes no domingo e na segunda e show com o cantor Samuel Barbosa na terça-feira, às 19 horas na praça Raposo Tavares.

Serviços Públicos

A Secretaria de Serviços Públicos acompanha o funcionamento do Paço Municipal. A coleta de lixo será normal durante todos os dias, inclusive no recesso de terça-feira. Os setores de manutenção da iluminação pública, varrição e arborização estarão de plantão para atendimento de emergência, assim como a Defesa Civil.

Comércio fecha somente na terça

O comércio de Maringá ficará fechado na terça-feira de Carnaval. Na segunda-feira (20), o funcionamento de lojas e supermercados será normal. Já na quarta-feira de Cinzas (22), o comércio vai abrir partir do meio-dia, enquanto os supermercados funcionam a partir das 8 horas.

A Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar) estabeleceu uma exceção em relação ao horário de abertura do comércio na quarta-feira de Cinzas.

A loja que não utilizou a mão de obra dos colaboradores ou que não tenha aberto no dia 18 de dezembro do ano passado - domingo que antecedeu o Natal - poderá abrir em horário normal na quarta-feira de Cinzas.

De acordo com o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho assinado na manhã desta sexta-feira (17) pelo Sivamar e o Sincomar, houve alteração no horário do setor supermercadista na quarta-feira de Cinzas. Os supermercados abrirão em horário normal - e não mais ao meio-dia, como havia sido estabelecido anteriormente. Para compensar a abertura em horário normal na quarta-feira de Cinzas, os supermercados funcionarão a partir do meio-dia na segunda-feira após o domingo de Páscoa, dia 9 de abril.

Agências bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na segunda (20), e na terça-feira (21) de Carnaval. Na quarta-feira (22), os bancos abrirão apenas após o meio-dia.

Conforme a Febraban, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte, o que, neste caso, seria a quarta-feira (22), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 8
  • 18
  • 21
  • 31
  • 37
  • 38

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.