• Desfile do aniversário de 66 anos de Maringá vai homenagear os nordestinos

  • Larissa Ayumi Sato com assessoria

O desfile que comemora o aniversário de 66 anos de Maringá terá como tema "Do Sertão para Maringá", uma homenagem às pessoas que saíram do Nordeste do Brasil e vieram à Cidade Canção. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento será à noite, no dia 10 de maio, a partir das 20h, na Avenida Horácio Raccanello Filho. Parte das comemorações do aniversário de Maringá deste ano será no dia 10 de maio, mas o feriado será transferido para o dia 13, conforme a lei municipal 8.045/2008.

Notícias Relacionadas

A participação dos nordestinos na colonização de Maringá, a atuação dos retirantes desde a época do desmatamento e os traços da cultura do sertão, como a Festa Junina, serão retratados nas alas do desfile. Segundo o secretário de Cultura, Jovi Barboza, as homenagens vão destacar o nordestino, sem menosprezo aos diferentes migrantes brasileiros que também tiveram um papel importante na história de colonização de Maringá.

"As narrativas orais e escritas sobre a história oficial de Maringá muitas vezes omitiram a participação dos nortistas e nordestinos na aventura colonizatória, mas a relação do povo nordestino com Maringá remonta bem antes do início da formação da cidade", afirma.

Além das alas temáticas, está confirmada a participação de outras entidades e instituições na ala dos convidados.

O percurso já foi definido e vai abranger o trecho da Avenida Horácio Racanello entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. O local vai abrigar palco, arquibancadas, grades de proteção e palanque para autoridades. A concentração será na altura da rua Visconde de Nassau e a dispersão na Rua Piratininga.

"Do Sertão para Maringá"

Primeiramente, os nordestinos se instalaram na área rural de Maringá, em sítios e fazendas, e desenvolveram atividades importantes para a construção do município.

Em um segundo momento, com o aparecimento da cidade, concentravam-se principalmente na Vila Operária. A partir da década de 1960, habitam também o Jardim Alvorada, que passa a ter várias ruas com nomes de Estados do nordeste. O Bairro Mandacaru tem essa denominação em tributo à planta típica da região nordestina.

Ainda há a presença de muitos nortistas e nordestinos na Cidade Canção, principalmente baianos, pernambucanos e cearenses.

Destaca-se a herança cultural que perdura até hoje, como feiras, festas juninas, gastronomia e a música nordestina.

Até mesmo o nome de Maringá foi inspirado na música Canção a Maringá, do compositor e médico Joubert de Carvalho (1932), cuja letra conta a vida retirante da cabocla paraibana denominada Maria do Ingá para o Sul do Brasil.

Confira a ordem do desfile:

Comissão de Frente – Ala dos Cangaceiros

Homenagem a Maria Bonita e Lampião, principais ícones da história cultural nordestina composta por bailarinos e atores

1ª Ala – Carro Alegórico "O Sertão"

Carro alegórico vai representar uma típica paisagem do nordeste

 

2ª Ala – "Os Retirantes"

A representação dos retirantes nordestinos que vieram a Maringá em um carro pau de arara. Os personagens são alguns pioneiros nordestinos e atores.

 

3ª Ala - "A Retirante que mais dava o que falar..."

Homenagem a Maria da Ingá, composta por bailarinas

 

4ª Ala - Carro alegórico – "As Mãos"

Homenagem a todos os trabalhadores que enfrentaram os perigos no processo de colonização de Maringá. As mãos simbolizam a ferramenta mais importante neste processo

 

5ª Ala - Desmatamento

Uma composição coreográfica e cenográfica simbolizando o trabalho braçal dos pioneiros no desmatamento da floresta para formação de Maringá

 

6ª Carro Alegórico – Maringá no início da Colonização

Representação da primeira casa construída no processo de colonização de Maringá

 

7ª Ala - "O Arraial do Sertão"

Representação da festa mais popular do nordeste, composta por bailarinos

 

Fechamento com "A Quadrilha", composta por dançarinos.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 57
  • 23
  • 38
  • 13
  • 34
  • 27

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.