• Relembre a história do primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime

  • Vanda Munhoz

O arcebispo emérito Dom Jaime Luiz Coelho completou 97 anos no último dia 26 de julho. Ele comandou a Igreja Católica em Maringá entre 1957 e 1997. Com caráter forte, dom Jaime ajudou a escrever a história de Maringá. O aniversário foi comemorado com uma misssa no Auditório da TV 3º Milênio.

João Cláudio Fragoso

Missa celebrou os 97 anos do arcebispo emérito

O nome de dom Jaime aparece na história de quase todas as obras importantes para o crescimento de Maringá. A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Santa Casa de Misericórdia são alguns dos exemplos que revelam parte de seu espírito. Para o atual arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, dom Jaime é uma figura extremamente forte, que marcou a vida do povo. "É uma pessoa decidida, organizada. Não tem meias medidas com ele; tinham que executar aquilo que ele queria", descreve.

Dom Anuar cita ainda que a presença de dom Jaime influenciou a cidade também no sentido político e social. "Entendo que três características resumem dom Jaime: decisão, organização e empreendedorismo."

Para o padre Sidney Fabril, da Paróquia São José Operário, dom Jaime é a figura mais importante da região. "Não se encontra alguém que tenha o espírito desbravador e empreendedor que ele tem, tanto na Igreja Católica quanto na sociedade", justifica.

O padre ressalta que o empreendedorismo de dom Jaime se revela também na forma como vê as coisas. "Ele não olha as questões de forma isolada, mas como um todo. Ele nunca encarou os problemas como dificuldades que o fizessem desistir, mas como desafios a vencer. Ele se fortalece na dificuldade, como tem demonstrado atualmente ao lidar com problemas de saúde", diz, em referência à insuficiência renal enfrentada por ele. Em função disso, dom Jaime precisa se submeter a três sessões de hemodiálise por semana.

Como efeito colateral, o tratamento causa queda de pressão arterial. Recentemente ele precisou ser internado na Santa Casa. A saúde melhorou e estava em casa. Por conta desses problemas, a reportagem não pôde falar com ele na véspera do aniversário.

O professor Reginaldo Dias, do Departamento de História da UEM, considera que dom Jaime é um dos personagens mais influentes da história de Maringá. "Quando chegou, em 1957, havia uma divisão no universo da política. A cidade carecia de uma liderança, e dom Jaime foi uma liderança galvanizadora, colocando-se acima dos conflitos políticos."

Na avaliação do professor, dom Jaime mostrou-se um arcebispo moderno. "Ele não ficou fechado no circuito interno da Igreja; suas atitudes foram precursoras, por exemplo, da modernização realizada pelo Concílio Vaticano II", observa. Dias destaca também que, nas pesquisas acadêmicas sobre Maringá, dom Jaime é muito citado, pois se destacou na organização sindical, ensino superior, política de assistência e comunicação social. "É um personagem para ser lembrado através dos séculos".

LINHA DO TEMPO
1916 - Em 26 de julho nasce Jaime Luiz Coelho, em Franca (SP). É o oitavo filho do casal João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, que teriam outros seis depois dele.
1924 - Foi coroinha da igreja da cidade.
1931 - Ingressou no Colégio São José, dirigido pelos Padres Claretianos, em Batatais (SP).
1932 - Ingressou no Seminário Diocesano, em Campinas.
1935 - Ingressou no Seminário Central Maria Imaculada do Ipiranga, em São Paulo, onde ficou até 1941. Cursou Filosofia e Teologia.
1941 - Foi ordenado sacerdote na Catedral de São Sebastião de Ribeirão Preto por Dom Manoel da Silveira D'Elboux, que na época era o bispo auxiliar.
1942 - O então padre Jaime foi nomeado vigário da Catedral de Ribeirão Preto.
1956 - Nomeado bispo da recém-criada Diocese de Maringá pelo Papa Pio XII.
1957 - Toma posse como primeiro bispo de Maringá.
1968 - Dom Jaime promove a criação da Diocese de Paranavaí.
1979 - O Papa João Paulo II cria a Província Eclesiástica de Maringá, elevando a diocese a arquidiocese. Dom Jaime torna-se arcebispo.
1980 - A Província Eclesiástica de Maringá é instalada. Dom Jaime toma posse como arcebispo metropolitano.
1997 - A Santa Sé confirma que aceita a renúncia de dom Jaime do ofício que exerceu durante 40 anos.

fotos:João Cláudio Fragoso, Douglas Marçal e Carla Guedes

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 7
  • 16
  • 33
  • 42
  • 50
  • 58

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.