Todo mundo conhece o site Buzzfeed, que faz algumas das matérias mais bacanas da Internet e, agora, até está enveredando pelo jornalismo. Entretanto, ao falar sobre as diversas formas de apresentação do cachorro-quente Brasil afora, pagou um baita mico. É que os caras do site esqueceram de falar do cachorrão prensado, considerado prato típico de Maringá e o melhor cachorro-quente do Sul do Universo.

Não é questão de bairrismo. Na própria postagem do BuzzFeed, diversas pessoas (muitas nem são de Maringá) comentaram sobre a pisada na bola do site.

 

O pau torou

O leitor Fernando A Vicentini foi na veia nos comentários da postagem feita pelo Tasty Demais no Facebook, linkando para a matéria do BuzzFeed. "O principal do Paraná não colocaram! Aqui em várias regiões o cachorrão (cachorro-quente) é prensado. É o melhor do Brasil. Sem bairrismo, é o melhor mesmo, apenas isso", afirmou.


O comentário de Vicentini rendeu meia centena de respostas, a maioria de apoio.  "Sim eu nunca vi em outro local o prensado só aqui, maravilhoso e aqui também colocam frango, cheddar e bacon e não foi comentado", reclamou Juliane Cordeiro Pereira. "O de Maringá ninguém supera, e tenho dito!", garantiu Rafaela Flávia.

Claro que teve quem discordou. "Em qualquer buraco do Brasil o cachorro-quente tem a opção de ser prensado... Comentário idiota...", disse Fernando Rodrigues que, ao que parece, nunca teve a chance de comer o mais afamado cachorro-quente do Universo, feito aqui na Cidade Canção. Outros seis "desconhecedores" da gastronomia maringaense curtiram o inconsequente comentário do rapaz.

 

Guerra dos mundos

A postagem até trouxe à tona uma rivalidade cachorrística entre Maringá e Osasco, em São Paulo. "Vocês não conhecem o cachorro de Osasco", desafiou Rodrigues Phillipe. Pobre rapaz, que não está versado na delicada arte do prensado feito em nossa cidade.


Comentando na página do BuzzFeed, Manuela Oliveira Dos Santos alertou: "Esqueceram de citar o Maringá quando falaram do Paraná! Maringá tem o famoso dogão, um hot-dog enorme que tem várias opções de recheio, frango desfiado, picanha, bacon... Muito recheio em um lanche bem grande!", ensinou. Vê se aprende, Buzzfeed!

 

Connoisseur

O ex-repórter de O Diário e profundo conhecedor da baixa gastronomia, Fábio Linjardi, já avisava em uma postagem em seu blog, em 2011. "O cachorrão prensado é prato típico de Maringá e as opções são muitas. Esse exemplar (foto abaixo) tem recheio de tiras de carne. Um cachorrão dá para duas pessoas, com folga. Devido à gula e ao constante aumento de peso da população, os pães têm aumentado cada vez mais de tamanho. Comer um sozinho é exagero, já que o pão tem cerca de 20 centímetros de comprimento e bastante recheio. Basta pedir para cortar no meio", escreveu à época.

Os caras do BuzzFeed preferiram falar que no Paraná o pessoal mistura doce com salgado. "E no Paraná, o lugar mais doido do Brasil, tem cachorro quente com queijo, morango, chocolate e leite condensado", escreveram. Neófitos que são em relação ao maior, melhor, mais tradicional e insuperável lanche já criado desde o Big Bang, não deram uma linha sobre o nosso cachorrão maringaense, prensado, delicioso e com milhares de possibilidades de recheio.

 

Hora de dar o troco

Entretanto, gatos escaldados, deram uma deixa para quem não concordou com a postagem. "Na sua cidade tem algum cachorro-quente diferente? Manda pra gente nos comentários!".

Em defesa da honra maringaense e da verdade universal, que todos sabem menos o Buzzfeed, a gente fez essa reportagem.

Mas o Buzzfeed não perde por esperar. Todo ser humano que já caminhou sobre a face desse ou de outros planetas e que teve a oportunidade de provar nossa iguaria imbatível vai falar para eles que o cachorrão de Maringá não é apenas diferente. Ele é inigualável.

Participe e comente