No primeiro dia de negociações do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, o secretário britânico para o Brexit, David Davis, afirmou nesta segunda-feira que a posição do país em relação ao processo não mudou e que o Reino Unido irá deixar o mercado comum europeu e a união aduaneira.

Em coletiva de imprensa feita com o principal negociador da UE no processo, Michel Barnier, Davis comentou que os dois lados apresentaram uma atitude construtiva sobre as negociações do processo e que o Reino Unido publicará um documento sobre os direitos dos cidadãos na próxima segunda-feira, 26.

Já Barnier disse que os dois lados chegaram a um acordo em relação a datas, prioridades e ao processo em si. "Vamos tentar concordar em direitos para os cidadãos e em um acordo financeiro assim que for possível", disse o negociador da UE, afirmando que a negociação do Brexit deve ocorrer de forma ordeira e que um acordo justo é possível para o Reino Unido. "Melhor que nenhum acordo", comentou.

Participe e comente