O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza a partir deste final de semana, mais uma etapa dos mutirões de exames teóricos e práticos de direção, para regularizar a demanda dos candidatos à primeira habilitação. Até o próximo dia 26 serão atendidas mais de 1.600 pessoas que aguardam para fazer as provas nas cidades de Rolândia (25 km de Londrina), Apucarana (50 km de Londrina), Paranavaí e Ponta Grossa.

Os mutirões são organizados como forma de normalizar a demanda, reprimida desde o ano passado. Neste primeiro trimestre de 2011, cerca de 2,5 mil provas adicionais de direção serão aplicadas. Já receberam os mutirões as cidades de Araucária, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Colombo. "Não podemos permitir que nenhum candidato fique sem a carteira de motorista por falta de vagas", diz o diretor-geral do Detran PR, Marcos Traad.

A prioridade do departamento é atender os usuários cujos processos estão há mais tempo no sistema, aguardando a realização dos exames teóricos ou práticos para o andamento e conclusão da carteira de habilitação. Os exames devem ser agendados previamente nos Centros de Formação de Condutores e só podem participar candidatos já qualificados para esta etapa do processo.

Segundo Abdo Tarbine, coordenador da Assessoria de Assuntos Operacionais do Detran PR, os mutirões aumentam a capacidade de testes, sem alterar a rotina das unidades de atendimento. "São instalados onze equipamentos adicionais em salas extras, com capacidade de atender em horários especiais. Assim que um candidato termina sua prova, outro pode entrar na sala e fazer seu teste no mesmo equipamento", explica.

Os mutirões

Rolândia: terça-feira (22) e quarta-feira (23). Serão 300 testes, entre teóricos e práticos. O endereço da Ciretran no município é Rua Marechal Floriano Peixoto, 585 e o telefone é (43) 3256-2746.

Apucarana: sábado (26). Serão ofertadas 100 vagas para exames práticos destinados a candidatos à carteira de habilitação do tipo A (motos) e 200 vagas para candidatos à carteira de habilitação do tipo B (automóveis). O endereço é Rua Nova Ucrânia, s/nº. Telefone (43) 3420-2050 .

Ponta Grossa: sábado (19) e domingo (20). Serão realizados 283 exames práticos e 420 exames teóricos. A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade fica na Rua Marques do Paraná, 999. O telefone para contato é (42) 3219-2650.

Paranavaí: sexta-feira (25). Serão realizados 200 testes extras. A Ciretran está localizada na Av. Martim Luther King, s/nº. Os interessados podem ligar para o número (44) 3421-2550.

Vale lembrar que, em todas as cidades, o agendamento para os exames deve ser feito nas autoescolas, não nas Ciretrans.

Participe e comente