José Gomercindo/AENotícias

Salas de aula terão menos alunos a partir de 2012

A partir do ano que vem, as escolas estaduais do Paraná terão turmas menores. Os ajustes no número de alunos vão valer para o ensino fundamental e médio, para a educação especial, integral e educação de jovens e adultos.

A resolução que reduz o número de alunos por sala de aula foi publicada sexta-feira (28) no Diário Oficial do Estado. As medidas valem para 2,2 mil escolas.

No ensino fundamental, as turmas terão no máximo 30 alunos na 5ª e 6ª séries e até 35 na 7ª e 8ª séries. Atualmente, são permitidos até 40 estudantes por sala.

No ensino médio, o número máximo de alunos foi reduzido de 45 para 40. Já na Educação de Jovens e Adultos, serão permitidos entre 20 e 25 alunos. Hoje, o número de estudantes por turma varia de 25 a 45.

Qualidade

Segundo a superintendente da Secretaria da Educação, Meroujy Giacomassi Cave, a nova resolução terá reflexos na qualidade de ensino da rede pública. "Com a quantidade adequada de estudantes em cada série, facilita-se o trabalho pedagógico dos profissionais da educação".

A resolução também cria novas funções de profissionais da educação, como o agente de biblioteca, o merendeiro e o inspetor. Antes de ser confeccionada, a nova resolução foi colocada na internet para consulta pública.

Participe e comente