Os 1,3 milhão de alunos da rede estadual de educação comem peixe na merenda escolar, duas vezes por semana, em semanas alternadas. As 2.148 escolas do Estado recebem filés de tilápia e empanados de peixe congelados que são incluídos no cardápio dos alunos. O Governo do Paraná já investiu R$ 4,1 milhões na compra de freezers e refrigeradores para equipar todas as escolas do Paraná.

Os novos equipamentos permitem armazenar adequadamente peixes e derivados de carne para completarem o cardápio das merendas nas escolas. O consumo de pescado nas escolas estaduais acontece desde 1989, mas antes eram utilizados enlatados. Desde o início deste ano, com a aquisição dos freezers todas as escolas da rede recebem peixes congelados.

De acordo com a nutricionista Fernanda Brzezinski da Cunha, da Secretaria de Estado da Educação, o consumo de peixe traz muitos benefícios para os alunos. "O alimento é rico em ferro, fósforo, cálcio e proteínas", disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas comam peixes pelo menos duas vezes por semana. No Brasil, a média de consumo é de 10 quilos por ano. Pela recomendação da OMS deveriam ser 12 quilos por ano. "Incluímos a opção de peixe na merenda, pois a escola também é uma formadora de hábitos alimentares saudáveis. Recebemos o retorno das cozinheiras que os alunos gostam de consumir o peixe", explicou a nutricionista Fernanda Brzezinski.

No Colégio Estadual Prieto Martinez, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, quando tem peixe no cardápio do dia os alunos chegam a repetir o prato. "Sempre como peixe quando tem na escola, gosto muito. Dizem que o peixe é bom para o cérebro e o sabor é bom. Como em casa também" disse o aluno Paulo Augusto, 12 anos, do 8º ano, antes de dar uma boa garfada no filé de tilápia ao molho.

A receita da cozinheira Márcia Racoski é sucesso entre os alunos. "Eu descongelo o peixe de um dia para o outro, tempero previamente e faço grelhado no forno. Depois, coloco o molho. As crianças gostam bastante", disse Márcia.

 

VEJA TAMBÉM


Participe e comente