As polícias rodoviárias estadual e federal (PRE e PRF) iniciam, a partir desta quarta-feira (11), a operação 12 de outubro, em todo o Paraná. As ações de prevenção e fiscalização continuam até as 23h59 de domingo (15).

O aumento na fiscalização se deve maior fluxo de veículos nas estradas por conta do feriado prolongado. A estimativa da Viapar, concessionária que administra as rodovias da região, é que o movimento nas estradas seja 15% maior que o registrado diariamente nas estradas, passando de 66 mil por dia para 75,9 mil.

Baseada nos anos anteriores, a concessionária estima que o fluxo deva aumentar a partir do final da tarde de quarta-feira (11).

De acordo com o o inspetor regional da PRF, Pierre Carvalho, as ações de fiscalização miram o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante. "As ações terão reforço nos horários e locais mais críticos de acidentes, em especial na quarta a tarde, quinta pela manhã e domingo a tarde", explica.

Conforme o tenente Raffael Cruz, da 4ª Companhia da PRE, quem vai pegar a estrada deve tomar cuidado, fazer a revisão do veículo, usar a cadeirinha para bebês, assento elevado para crianças e utilizar sempre o cinto de segurança. Além disso, ele alerta para os riscos de consumir bebida alcoólica e dirigir, podendo provocar acidentes. Segundo ele, a maioria dos acidentes acontece por atitudes imprudentes.

No ano passado, nem a PRF nem a PRE realizaram operação, porque o feriado caiu em uma quarta-feira e não havia estimativa de aumento significativo de veículos nas estradas.


Participe e comente