Neste mês de abril, os Mananciais da Serra estarão abertos ao público nestes sábado e domingo. O local fica em Piraquara, a 40 quilômetros de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Importante por conta da vegetação de Mata Atlântica e por abrigar os centenários equipamentos de saneamento, os mananciais abrem para visitas públicas uma vez por mês.

O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que a intenção é aproximar a população do espaço e permitir que compreenda a necessidade da preservação ambiental. "É uma oportunidade de lazer com a família mas, acima de tudo, é um momento para conhecer e entender porque devemos preservar os mananciais", diz.

O programa também é ideal para passeios em grupos, a pé ou de bicicleta, e permite a observação da natureza e caminhadas. Na visita, é possível conhecer a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Os visitantes ainda podem conhecer o mirante, próximo à Barragem Piraquara I, também conhecida como Barragem do Cayuguava.

Programação

Na entrada, há espaço para estacionamento, com necessidade de fazer um cadastro. As visitas são gratuitas, começam às 8h30. A entrada é permitida até as 16h e os passeios encerram às 17h30. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva. É aconselhável levar lanche.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Parque Estadual Pico do Marumbi.

A iniciativa faz parte do projeto governamental que tem a finalidade de estimular a população a consumir o turismo estadual.


Participe e comente