O Governo do Paraná quer fomentar o intercâmbio, econômico, tecnológico, cultural e turístico entre o Estado e o Uruguai, disse a governadora Cida Borghetti ao receber o embaixador Gustavo Vanerio Balbela nesta segunda-feira (11), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. É a primeira visita de Balbela ao Paraná.

“Temos muita experiência a compartilhar, principalmente em relação ao nosso agronegócio, que é referência em todo o Brasil, e muito a ouvir também”, afirmou Cida. Nesta terça-feira (12), o embaixador participará de uma reunião técnica com secretários de Estado para conhecer as potencialidades do Paraná.

INTERIOR – A governadora combinou com o embaixador que o Governo do Estado intermediará a visita dele a alguns municípios que se destacam no agronegócio, a exemplo de Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Londrina, e também a empresas. “Queremos mostrar o nosso potencial”, reforçou ela.

Para Belbela, o contato inicial de hoje e as visitas futuras ao Interior ajudarão a estreitar o relacionamento entre o Uruguai e o Paraná. “Achamos essencial incrementar cada vez mais esse vínculo, já que queremos virar parceiros do Paraná em diversos segmentos”, reforçou.

TURISMO – O embaixador e a governadora também discutiram a possibilidade de criar, no futuro, um voo entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, e o Uruguai. “Isso levaria mais paranaense ao nosso país e vice-versa, o que estimularia o turismo e a economia”, disse ele.

PRESENÇAS – O chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, também participou da reunião.


Participe e comente