Três municípios da 7ª Regional de Saúde (RS) – Pato Branco receberam Selos de Certificação de Qualidade em suas Unidades Básicas de Saúde. Secretários municipais, representantes e profissionais da área das cidades de Chopinzinho, Mangueirinha e Coronel Vivida participaram nesta quinta-feira (9) da cerimônia de entrega.

Os selos fazem parte do programa de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde.

Foram entregues cinco Selos Bronze e dois Selos Prata para sete Unidades de Saúde. A 7a Regional já conta com a adesão de 14 municípios e 44 centros da Saúde em processo de Tutoria.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, participou da homenagem e destacou o reconhecimento do trabalho e o compromisso das equipes das unidades certificadas. “A atenção primária é o primeiro contato que a maioria dos cidadãos tem com a saúde pública e esse processo de trabalho deve ser organizado, qualificado e humanizado.

O selo representa o bom trabalho realizado por todas as equipes e profissionais de saúde”, disse.Até agora, 1.067 unidades de 353 municípios do Paraná aderiram ao processo de Tutoria. Desde o início do ano já foram certificadas 168 delas – 144 selos Bronze e 24 selos Prata.TUTORIA – Com o apoio de técnicos das regionais de saúde, as equipes das unidades são convidadas a alterar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Concluída cada fase do processo, a unidade passa por rigorosa avaliação que verifica mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos pré-estabelecidos na ferramenta de avaliação.CORONEL VIVIDA – Das sete Unidades de Saúde certificadas, três são do município de Coronel Vivida.

A secretária municipal de Saúde, Liliane Guarrezi Fontanive, comenta que, mesmo recebendo apenas Selos Bronze, a certificação é muito importante para a cidade.“Com certeza, o município vem trabalhando há muito tempo para conquistar este objetivo. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados, tanto que outras equipes de unidades de saúde já mostraram interesse em participar do programa de Tutoria. É uma vitória para toda a cidade”, completa a secretária.A enfermeira de uma das unidades premiadas Jaiana Kevilin Gubert Kazaluka acrescenta que já é possível ver melhorias na estrutura de trabalho e que a meta é continuar até atingir a certificação máxima.“Os avanços na rotina e nos processos de agendamento e acompanhamento dos pacientes tornaram o serviço bem mais eficiente.

Com um atendimento de qualidade podemos conhecer a fundo o perfil do paciente, com um olhar individual, sanando todas as dúvidas e melhorando tanto a qualidade de vida dos usuários quanto nossos cronogramas de atendimento”, avalia Jaiana.

Unidades de Saúde que receberam o SELO BRONZE:
ChopinzinhoUnidade de Apoio Psicossocial Frei Vito
Coronel VividaPosto de Saúde BNHUnidade de Atenção Primária de Saúde Jardim Maria da LuzUnidade de Atenção Primária de Saúde da Família Pioneiros
Mangueirinha Unidade de Apoio Psicossocial Estil
Unidade de Saúde que receberam o SELO PRATA
Chopinzinho Unidade de Atenção Primária de Saúde da Família Cristo Rei - CentralUnidade de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida


Participe e comente