• Profissão: mecânico de aviões

  • Eduardo Xavier
Célio Cezar Vieira, 61, nasceu em uma família com pessoas ligadas à aviação civil e acabou se apaixonando por uma profissão não muito comum na região. Ele é mecânico de aviões e possui uma das poucas empresas que fazem o serviço no Paraná, em um hangar do aeroporto Edu Chaves, no município de Paranavaí (a cerca de 75 km de Maringá).

O filho de Vieira, Adriano Magalhães Vieira, 31, decidiu-se por outro caminho. Formou-se em odontologia e trabalhou na área por sete anos. Mas não resistiu aos encantos da aviação de fez cursos de mecânica de avião para trabalhar ao lado do pai.

Vieira é mecânico de aviões desde 1957. Começou ainda adolescente como aprendiz na extinta empresa Tama (Táxi Aéreo Maringá).

Vieira recorda que na década de 50, época em que Maringá e região começaram a se desenvolver, a aviação civil era mais potencializada no local. "O acesso por terra na região era muito mais complicado. Por isso os aviões eram utilizados com mais freqüência", disse.

Em 1968, ano em que a atividade foi reconhecida como profissional no Brasil, Vieira tirou a carteira de mecânico. "Sou ainda da velha guarda da aviação", resumiu.

Uma das passagens da vida profissional mais recordadas por Vieira é o trabalho de seis meses no garimpo, em 1970. Ele consertava aviões nos garimpos de ouro Igarapé Preto e São Francisco, em Porto Velho (RO).

"Naquela época, só se podia chegar ou sair de avião nessa região que era muito afastada. Se o avião quebrasse no garimpo tinha que ser consertado para sair de lá", recorda o mecânico.

Vieira ainda trabalhou por cerca de três anos com aviões militares na Força Aérea. "Foi uma ótima experiência", reconhece.

Em 1978 ele montou a oficina de aviões em Paranavaí que é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), antigo Departamento de Aviação Civil (DAC).

A oficina de aviões de Vieira trabalha com aeronaves com motores de até 400 hp e estruturas de até 5.670 kg.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 7
  • 24
  • 28
  • 46
  • 53
  • 56

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.