• Presos são transferidos e rebelião na Casa de Custódia de Maringá termina

  • Rubia Pimenta , com informações de Roberto Silva

O líder da rebelião na Casa de Custódia de Maringá, Mayco de Souza Moretti, vulgo "Guerreiro", e outros 22 presos, foram transferidos, por volta das 11h desta segunda-feira (13), para um centro de triagem em Curitiba, de onde serão, posteriormente, remenejados para unidades prisionais em suas cidades de origem. Outros oito presos aguardam contato da juíza da Vara de Execuções Penais, com a Justiça de Outros estados, para que sejam transferidos. Com isso, o motim, que durou cerca de 23 horas, chega ao fim.

Os 400 homens que participaram da rebelião desceram da laje e ficaram deitados, apenas de roupas íntimas, no pátio do presídio, para revista. O agente penitenciário Paulo Arruda e outros presos que estavam sendo mantidos como reféns, foram todos libertados sem ferimentos.

A Polícia Militar e agentes penitenciários iniciam um processo de varredura na Casa de Custódia, para avaliar os estragos e recolher as armas utilizadas pelos rebelados. Eles também verificarão se existem feridos ou mortos no recinto.

Durante a manhã, os presos atearam fogo a roupas e colchões em um dos setores do presídios. Diversas celas foram quebradas pelos presos.

Os integrantes do grupo conhecido como "Ferro Velho", em Maringá, liderados por Benedito Batistiole, foram os últimos a se renderem. Eles foram presos no início de julho em uma operação da Polícia Federal.

Estragos

O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Jayro Kaillo, está em Maringá para acompanhar a rendição dos detentos. Ele afirmou que assim que receber um balanço dos prejuízos causados pela rebelião, irá inciar, imediatamente, procedimentos para a reforma do local.

 

Confira o nome dos presos
que foram transferidos

Acácio Franguecélio da Silva
Alessandro dos Santos Rodrigues
Alex Rodrigues Nunes
Anderson Aparecido da Silva
Cláudio Eduardo fernandes de Souza
Cláudio Gerônimo de Souza
Davi Guedes Messiano da Silva
Ednelson da Costa
Fábio Soares Ferreira
Fábio Wellington Mangui
Iago Silva Miguel
Israel André Roncalho
João César Cabral Santos
Joemerson de Oliveira
José Antônio Olmero
Lício de Souza Schimitz
Mayco de Souza Morette
("Guerreiro", líder da rebelião)
Rômulo Pedro Pereira
Ronaldo de Oliveira Merquires
Sander Marcos de Moraes
Simião Bernardes de Oliveira

Valdecir Ferreira William Oliveira da Silva
Os nomes dos outros 8 não foram divulgados

Negociação fechada

Nesta manhã os presos fecharam um acordo com a Polícia Militar, afirmando que iriam se entregar, se os 31 presos fossem transferidos. A tropa de choque da Polícia Militar e um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública acompanham o processo de rendição.

Os presos reclamavam que eram constantemente agredidos e recebiam comida "azeda".

A Justiça vai analisar as denúncias de maus tratos e de má alimentação na penitenciária

Conflito com familiares

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Chehade Elias Geha, foi ao local e impediu que a imprensa acompanhasse a descida dos presos. Familiares se revoltaram com a atitude e tentaram impedir que uma das viaturas entrassem no presídio. Houve confronto com a polícia e algumas mulheres foram agredidas. Elas temem que os policiais agridam os presos que ficarem no presídio, fato que foi contestado pela PM.

Rebelião

A rebelião na Casa de Custódia de Maringá iniciou por volta das 12h30 desta segunda-feira (12). Na manhã de ontem, cinco presos fugiram do recinto. Durante a rebelião, os detentos danificaram grande parte do presídio, quebrando celas e queimando colchões. Dos 900 homens que estão presos no local, aproximadamente 400 participaram do motim.

Para chegar até o agente penitenciário rendido, alguns presos montaram uma pirâmide humana para atingir o telhado onde ele estava. No fim da tarde, um preso aproveitou o motim e também tentou fugir, mas foi atingido por um tiro no ombro.

fotos:Ricardo Lopes

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 7
  • 30
  • 43
  • 44
  • 54

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.