As Parcerias Público-Privadas (PPPs) surgem como uma alternativa forte do governo para suprir a falta de recursos públicos que deveriam ser disponibilizados para suprir as necessidades da população. Esse tipo de contrato é celebrado em diversos setores da sociedade, inclusive no que diz respeito ao lazer e ao turismo. Um exemplo disso é a parceria entre a prefeitura do município mineiro de Araguari com empresas privadas. Quem traz mais detalhes sobre assunto é o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens.

Na cidade, estão sendo construídas, ao longo da avenida Mato Grosso, pistas de concreto. Uma será a ciclovia e outra será a pista de caminhada. A concessão acontece através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade em parceria com empresas privadas. As obras fazem parte do chamado Corredor Turístico do município.

O prefeito da cidade mineiro, Marcos Coelho (MDB), salientou que o espaço tem por objetivo estimular a prática de atividades físicas. "Com essa obra estamos possibilitando que todos tenham oportunidade de lazer", reforçou ele.

"Sabemos que o Corredor Turístico em Araguari já é motivo de comentários positivos dentro e fora de nosso município. E isso é apenas o começo. Estamos trabalhando diuturnamente para oferecer uma melhor qualidade de vida para nossa população, criando e desenvolvendo espaços para prática esportiva, por exemplo", completou Marcos Coelho.

Felipe Montoro Jens explica que o atual trecho de obras que estava sendo construído, passando em frente à Delegacia Regional de Polícia Civil, compreende aproximadamente 150 metros, sendo de responsabilidade da FK Parque de Veículos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Juberson dos Santos Melo, esclareceu, no entanto, que, após o trabalho de concretagem serão feitas as obras nos próximos canteiros, cada qual com suas as parcerias privadas estabelecidas.

O especialista Felipe Montoro Jens reporta, ainda, a visão dos proprietários de empreendimentos em Araguari. Para Helder de Lanes, por exemplo, que possui um estabelecimento na avenida Mato Grosso, a ação que está sendo realizada é muito importante, principalmente no que se refere a dar visibilidade ao seu comércio. "Com certeza irá melhorar bastante o visual da avenida, por onde entra e sai muita gente de várias cidades, principalmente em direção a Caldas Novas", ponderou o morador.

Do ponto de vista ambiental

Juberson dos Santos Melo enfatizou também outro aspecto importante da Parceria Público-Privada que está sendo realizada. Para a consolidação da obra, nenhuma árvore será retirada. "A pista de caminhada e a ciclovia estão sendo colocadas de forma a desviar das árvores, evitando-se, dessa forma, sua supressão", garantiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A ideia é que entre a pista de caminhada e a ciclovia seja também realizado um paisagismo, destaca Felipe Montoro Jens. Ao final da ação, a autarquia municipal ficará com a missão de fazer a limpeza e a manutenção do espaço, como cortar a grama, por exemplo.

Ainda de acordo com Santos Melo, os canteiros que receberão a pista de caminhada e a ciclovia foram liberados pelas secretarias de Planejamento e Obras. Felipe Montoro Jens reforça que, segundo o secretário, também estão sendo observados os parâmetros da mobilidade urbana, a espessura da pista de caminhada e da ciclovia, respeitando-se o espaço de 1,20 na ciclovia.

Website: http://www.felipemontorojens.com.br


Participe e comente