Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população, refletindo uma melhoria na qualidade de vida. De acordo com projeções das Nações Unidas, o número de idosos no mundo (pessoas acima de 60 anos) passará de 606 milhões no ano 2000 para 2 bilhões em 2050. No Brasil, a tendência também se reflete. Em 2010, pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontava 23,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. A estimativa é que em 2050 esse número cresça para 65 milhões, ou seja, 30% da população do país.

Com isso em vista, a organização do Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), que será realizado entre os dias 16 e 18 de abril, em São Paulo, preparou uma série de eventos, direcionado ao setor público, entidades de classe, indústria e serviços mostrando quem é esse público de terceira idade, com o objetivo de promover discussões, mostrar cenários futuros positivos e geração de negócios voltados para essa fatia expressiva da sociedade.

Em um espaço de 312m², o visitante encontrará a Praça da Longevidade, um ambiente criado especialmente para promover a relação interpessoal e a troca de informações sobre o bem-estar e boa qualidade de vida para as pessoas que atingem a senioridade.

Durante os três dias do evento, serão realizadas palestras e debates nesse local, que vão abordar temas como a economia da longevidade, a cidade amiga do idoso, a reeducação do profissional seniores, o lançamento da pesquisa qualitativa sobre o perfil do consumidor sênior, o varejo e o mercado voltado terceira idade, o turismo e a longevidade no século 21, a mobilidade urbana e o desafio da inclusão do idoso, o empreendedorismo sênior e as inovações disruptivas, construções inteligentes para o idoso e o olhar da gestão pública para esse segmento da sociedade. Veja a grade completa: http://smartcitybusiness.com.br/2018/praca-da-longevidade-2/

Interagindo com a Praça da Longevidade, será realizado o Hacking Health Design Jam, um evento promovido pelo movimento Hacking Health, de origem canadense, que hoje está presente em mais de 21 países. O objetivo é reunir profissionais da saúde, empreendedores, designers e profissionais da tecnologia para que, juntos, repensem o sistema de saúde e criem soluções para os problemas pontuais, nesse caso da terceira idade, por meio de um workshop.

A Praça da Longevidade e o Hacking Health serão realizados no Smart City Business America Congress & Expo em parceria com o Observatório da Longevidade (https://observatoriodalongevidade.wordpress.com/), que é responsável pela curadoria e gestão desses espaços. Para participar dessas atividades, é necessária a inscrição de visitante do Smart City Business America Congress & Expo, que pode ser feita pelo site: http://www.smartcitybusiness.com.br/2018

 

Sobre o Smart City Business America Congress & Expo 2018 - O evento reunirá os principais líderes dos setores público e privado, além de especialistas em soluções tecnológicas, planejamento, gestão pública, segurança, mobilidade, conectividade e sustentabilidade, com o objetivo de se criar um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre o desenvolvimento das metrópoles, seus desafios e oportunidades.

Além da exposição, que será realizada em um espaço de 6 mil m2 e reunirá a tecnologia desenvolvida por mais de 70 empresas, o SCBAC&E vai oferecer um congresso com mais de 50 painéis, nos quais profissionais, pesquisadores, empresários e representantes do poder público, nacionais e internacionais, vão discutir temas fundamentais às cidades inteligentes, tais como modelos de gestão, o papel do urbanista na concepção de cidades inteligentes, saúde e qualidade de vida, ecologia urbana e sustentabilidade, conectividade e segurança das informações, novos modelos de negócios, entre outros.

Trata-se de um evento do Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às cidades inteligentes no continente americano. Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto, o evento tem o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento integrado das metrópoles. Em sua última edição, o SCBAC&E reuniu mais de 3 mil visitantes, 250 congressistas e 60 expositores e patrocinadores. “Para a edição deste ano, a expectativa é de ampliar em 50% a visitação qualificada do que nas edições anteriores”, afirma Hermano Júnior, diretor da SCBAC&E na Informa Group.



Website: http://smartcitybusiness.com.br/2018/

Participe e comente