O XC90 T8, versão híbrida do utilitário-esportivo, chegou ao Brasil para ocupar a posição de topo da gama da Volvo.

O modelo sueco combina motor 2.0 sobrealimentado de 320 cv a gasolina (o mesmo da T6) a um elétrico - a potência total é de 407 cv. A tabela parte de R$ 456.950 na configuração Inscription e de R$ 519.950 na Excellence.

Entre os diferenciais, o XC90 híbrido tem cinco lugares, ante os sete das demais variantes. Na Europa, a T8 traz a terceira fileira opcionalmente. Chama a atenção a alavanca de câmbio, feita de cristal.

A versão Excellence se destaca pelas duas poltronas individuais na segunda fileira, posicionadas 5 cm mais atrás que nas demais opções - isso amplia a área para os passageiros. Entre os bancos, há um console onde estão instalados controles para alguns dispositivos, como ar-condicionado, e nicho com espaço para as duas taças de cristal que acompanham o XC90 T8. Mas não há telas exclusivas para os passageiros que viajam atrás.

Modos de condução

O conhecido sistema semiautônomo das demais versões, que funciona até 130 km/h, está também na T8. Há três modos de condução. Uma prioriza a condução elétrica (esse motor tem 87 cv e 25 mkgf), e move o carro sozinho por 35 km, a até 125 km/h. As baterias podem ser recarregadas por meio do movimento do veículo ou em tomadas de 220V.

No modo híbrido o quatro-cilindros a gasolina entra mais vezes em funcionamento. Na função Sport, os dois motores ficam a postos para entregar todos os 407 cv. O câmbio é automático de oito marchas.

O consumo é de até 15,3 km por litro de gasolina na cidade e 15,8 km/l na rodovia, marcas obtidas com o modo híbrido. Os dados são do Inmetro.

Em movimento, o XC90 T8 impressiona pela agilidade, mesmo sendo mais pesado que as versões com propulsores a diesel ou a gasolina. O motor elétrico pode mover o utilitário praticamente sozinho em trechos urbanos, sem sofrer.

Quando o 2.0 a gasolina entra em ação, o XC 90 T8 dispara. E, mesmo quando o propulsor a combustão está trabalhando, o silêncio a bordo desse Volvo é absoluto.

Participe e comente