Buscando incentivar iniciativas, novas descobertas e ideias que repensem e revolucionem a mobilidade, a Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, realizou o “Hackathon Green Light”, neste mês, em Belo Horizonte (MG). Os hackathons, termo originado das palavras inglesas hack (programar de forma excepcional) e marathon, são maratonas em que os participantes são desafiados a pensar e desenvolver soluções inovadoras. O processo envolve desde a elaboração da ideia até a prototipação da solução. Já o tema “Green Light” vem do sinal verde no trânsito e significa o caminho aberto para o futuro da mobilidade, com liberdade, rapidez e simplicidade.

O objetivo é que equipes multidisciplinares, de programadores, designers e vários outros profissionais criativos pensem e desenvolvam, em um curto espaço de tempo, algum dispositivo, aplicativo móvel ou ferramenta que ofereça solução, um atalho ou uma nova forma de se relacionar com a mobilidade urbana. O encontro visa fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, a inovação e o entretenimento digital, por meio de experimentos ou projetos.

Segundo o diretor de TI da Localiza, Alberto Campos, o encontro é uma imersão para compartilhar, aprender, ensinar e usar a criatividade. “É uma oportunidade de tirar ideias do papel e testar habilidades, mas também de ampliar horizontes, aprender com os erros e acertos dos participantes, além de receber o feeedback e a orientação de grandes profissionais que já estão no caminho da inovação. Queremos guiar novas descobertas, repensar a mobilidade e inspirar um novo olhar para o futuro. Desenvolver soluções criativas e tecnológicas potencialmente aplicáveis em alguma área da empresa”, explica Alberto.

O evento foi realizado na Techmall, aceleradora de startups e espaço de coworking, e contou com a participação de mentores de empresas de tecnologia, como Daniel Rodrigues Costa, cofundador e chairman da Takenet, e Bruno Scolari, cofundador e diretor de Marketing da plataforma Get2Share, entre outros que estão à frente de projetos inovadores. Aproximadamente 40 profissionais, entre colaboradores da Localiza da área de TI, terceiros Localiza da área de TI e convidados da Localiza e Techmall, participaram da imersão.

Os grupos classificados em primeiro e segundo lugares receberam como prêmio um vale-compras do site Submarino por pessoa. Já os integrantes do grupo classificado em terceiro lugar receberam pontos do Programa Fidelidade Localiza para trocar por diárias grátis de aluguel de carros na locadora.


Participe e comente