A produção do novo XC60, utilitário esporte médio da Volvo Cars, começou na quarta-feira passada na fábrica de Torslanda, na Suécia. A primeira unidade da segunda geração do modelo foi um carro na versão T5 Inscription AWD, na cor Crystal White – saiu da linha de produção .

SUV médio premium mais vendido da Europa, com cerca de 1 milhão de unidades desde seu lançamento, há nove anos, atualmente o modelo é responsável por 30% das vendas globais da fabricante sueca.

O XC60 é o quarto veículo desenvolvido sobre a moderna plataforma modular (SPA) da Volvo Cars, depois do lançamento da série 90 (XC90, S90, V90) nos últimos anos. Os investimentos relacionados com essa plataforma na Suécia tiveram efeitos positivos sobre o emprego na companhia, já que milhares de postos foram criados na produção, em pesquisa e desenvolvimento e em outras áreas.

O novo XC60 é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria. Repleto de novas tecnologias, o modelo será equipado com o inovador City Safety com Assistente de Direção. Um novo sistema de segurança, chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, enquanto o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) usa essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa.

O carro oferece o motor híbrido T8 Twin Engine na versão topo de gama, com 407 hp de potência máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

Mas não é apenas sob o capô que o novo XC60 oferece desempenho superior. O novo sistema CleanZone, com quatro zonas de refrigeração, remove os poluentes e partículas nocivas do ar para fornecer aos ocupantes ar ainda mais fresco no interior. Além disso, s serviços de infotainment e conectividade para o motorista, Sensus e o aplicativo Volvo On Call, receberam uma atualização gráfica aprimorada.


POTENTE. Carro oferece o motor híbrido T8 Twin Engine na versão topo de gama, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. —FOTO: DIVULGAÇÃO


Participe e comente