Três dos dez carros que mais desvalorizam depois de um ano de uso são da marca Citroen - C3 Picasso, C4 Lounge e o Air Cross. A informação é baseada na última pesquisa do Selo Maior Valor de Revenda, de 2016, da Agência Autoinforme, que traz outros carros que mais depreciam depois de um ano (veja a lista completa no quadro ao lado).

Ao optar pelo carro zero quilômetro ou seminovo, vale a pena considerar os fatores que influenciam a desvalorização, claro, se dinheiro for uma preocupação. Todos os carros zero perdem valor assim que saem da concessionária.Mas por que alguns perdem mais que outros? O analista da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Maurício Barreto, elenca alguns fatores que podem influenciar o ritmo da desvalorização.

De acordo com o analista, quanto menos um veículo é procurado, menos vai valer na hora da revenda. "Nós não realizamos esse tipo de pesquisa, mas sabemos que o que depende muito é a procura do carro".

Com relação aos importados, ele comenta que '"a procura por modelos nacionais é maior. Logo, importados perdem mais valor".

Os superesportivos também desvalorizam mais."Quem compra esse tipo de carro quer um zero", comenta o analista.

Também influenciam o percentual de desvalorização a reputação da marca quanto à reposição de peças, qualidade e outros aspectos.

A reportagem contatou a assessoria de imprensa da Citroën do Brasil na quarta-feira, mas não obteve retorno. Na sexta, a equipe informou que não se pronunciaria por causa de recesso.

Participe e comente