Esbanjando disposição e motivação, ciclistas de Bento Gonçalves encararam uma manhã cinzenta de chuva para participar do Circuito Ciclístico promovido pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) no dia 08 de outubro (domingo). Reunidos na rua Presidente Costa e Silva, eles percorreram um trajeto de 7km pelo bairro Planalto – mostrando que não existem impeditivos para o importante desafio de agregar mais qualidade de vida à rotina por meio da adoção regular da prática de atividades física.

Tanto que nem mesmo as condições climáticas pouco atrativas desmotivaram o jovem Ariel Fachinelli Ismael diante da oportunidade de participar de seu primeiro passeio coletivo. “Gosto muito de andar de bicicleta, sempre faço trilhas com meus amigos, principalmente no fim de semana, quando tenho mais tempo livre. Estava muito ansioso em fazer esse circuito”, disse.

Também os pequenos deram exemplo de que o hábito de praticar exercícios físicos se adquire desde cedo. Bernardo Frare, de 5 anos, convenceu a família toda a sair de casa bem cedinho e aproveitar o domingo para pedalar. Acompanhado da mãe, Lea Rodrigues Frare, ele percorreu os 2km do trajeto da modalidade Kids e recebeu sua medalha de participação após concluir o circuito. “Ele é uma criança muito ativa, que gosta muito de praticar esportes. Sempre que possível procuramos leva-lo para atividades assim, incentivando a gostar das atividades físicas”, conta. Além da diversão durante o programa, Bernardo foi para casa com uma bicicleta novinha, que ganhou no sorteio de prêmios realizado entre os participantes após a prova.

Promovido em âmbito nacional pelo SEST SENAT, o Circuito Ciclístico é uma iniciativa para sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao sedentarismo e adoção de hábitos mais saudáveis na rotina, bem como fomentar a conscientização no que diz respeito às boas práticas no trânsito. A etapa Bento Gonçalves integrou um total de 17 edições que, desde o início do ano, têm ocorrido por todo o país. “Infelizmente o tempo não colaborou no dia do passeio, diminuindo a adesão, mas ficamos muito satisfeitos por todo o trabalho prévio de conscientização e repasse de informações. Visitamos inúmeras empresas do setor de transportes, repassando dicas de qualidade de vida e mostrando às pessoas os benefícios da prática de esportes. Mesmo que nem todos os inscritos tenham tido a oportunidade de pedalar nesse domingo, a mensagem compartilhada pelo SEST SENAT certamente vai ajuda-los a promover pequenas mudanças favoráveis na rotina”, avalia o diretor da unidade do SEST SENAT de Bento Gonçalves, Eduardo Caleffi.

Participe e comente