No Brasil a indústria de rastreamento veicular juntamente com o segmento financeiro, mais precisamente meios de pagamento (a famosa maquininha do cartão de crédito), foram as primeiras que adotaram tecnologias de IoT (Internet of Things na sigla em inglês ou simplesmente Internet das Coisas). No caso da indústria de rastreamento, ferramentas de geolocalização têm sido muito úteis, auxiliando uma série serviços como: táxis, ônibus, ambulâncias, entregas, entre outros, para citar apenas alguns que melhoraram sua eficiência por saber, com precisão, onde estão os veículos em tempo real.

Por isso, empresas inovadoras de gerenciamento de frotas questionam cada vez mais como IoT pode torná-las cada vez mais eficientes, principalmente com o crescimento e adoção de mais redes 4G. Aplicações mais complexas estão tornando-se cada vez mais comuns. Abaixo seguem 6 inovações que serão vistas nos próximos anos:

Manutenção – O veículo está aquecido? Os freios estão funcionando corretamente? Os pneus estão gastos? Sensores embarcados permitirão que empresas otimizem a manutenção, o que manterá veículos rodando por mais tempo, de maneira mais segura e quando a manutenção for necessária, ela será programada.

Trânsito – Como a leitura do trânsito antecipada pode alterar rotas para diminuir o tempo de entrega, ou evitar rotas problemáticas (esburacadas ou com reformas) ou ainda, perigosas? Um bom planejamento aliado a uma operação eficiente pode, não só diminuir o tempo de entrega, mas diminuir os riscos de deslocamento inerentes ao nosso país.

Dados de Transporte – Transportadoras sabem o que transportam, mas elas precisam de mais informação para oferecer um serviço melhor. Para cargas refrigeradas, a temperatura está adequada? No caso de carga frágeis, a carga está segura? No caso de cargas vivas, elas estão bem?

Comportamento do Motorista – Qualquer processo que envolve pessoas e motoristas sempre apresentam risco. Tecnologias de rastreamento, podem identificar comportamentos e perfis dos motoristas, ofertando para organizações sugestões de treinamento ou de estruturação de equipes.

Eficiência Energética – Com a possibilidade de medir velocidade, aceleração, consumo de gasolina, tempo do motor ligado com o veículo parado entre outros, o planejamento acertado pode reduzir custos de combustível, óleo e partes e peças do veículo.

Dados, Dados e Dados – IoT permite a medição de tudo, contudo nada adianta medir se os dados captados não são estruturados e analisados sob a ótica da eficiência da empresa, da lucratividade dos acionistas e segurança dos funcionários, veículos e cargas.

O gerenciamento de frotas adotou IoT de uma maneira rápida, porém toda essa miríade de possibilidades não está disponível para todos. Implementar todas as opções acima não é tarefa simples e o custo é um dos principais fatores que impedem a rápida adoção. É muito custoso construir, conectar, medir, analisar, manter e melhorar sistemas de IoT, ainda mais quando falamos de rastreamento veicular em frotas.

O IoT deixou de ser um luxo, tornando-se uma necessidade, no Brasil a frota de 5 milhões de veículos rastreados cresce entre 50.000 a 100.000 novos veículos por mês. A indústria de IoT entrega uma enormidade de soluções em pacotes únicos, com base nestas 5 áreas críticas:

Equipamento – Para muitas empresas, grandes ou pequenas é verdadeiramente um desafio encontrar o rastreador e a plataforma de monitoramento correta (consulte nosso artigo sobre como começar uma empresa de rastreamento veicular, porém a boa notícia é que existe no Brasil uma infinidade de opções.
Conectividade – Pode parecer obvio, mas conectividade é mais do que parece. A comunicação por si só, precisa ser monitorada, por uma plataforma de gestão de dados e precisa ser confiável.

Segurança – Os dados gerados por uma aplicação IoT são proprietários. É com essa informação que as operações da empresa serão otimizadas e destacar-se-ão no mercado, portanto proteger estas informações são de suma importância para o seu negócio.

Escalabilidade – O mercado brasileiro de rastreamento cresce muito e rápido, soluções de IoT precisam estar prontas para este crescimento, não só do ponto de vista de quantidade de equipamentos, mas também da quantidade de características de cada equipamento.

Manutenção – Não é só desenvolver e implementar uma ótima solução de IoT, é preciso mantê-la funcional. Desde o desenvolvimento, uma solução de IoT deve considerar o impacto da manutenção no negócio.

A KORE TM Data é especialista em soluções de conectividade para IoT. Nós ajudamos empresas a se conectar melhor, com mais qualidade e com um melhor retorno financeiro para o negócio. Em aplicações de rastreamento, somos líderes global e nacional em quantidade de veículos conectados e possuímos longa experiência de mercado, com mais de 17 anos em operação.



Website: http://www.korewireless.com.br/

Participe e comente