O segmento de utilitários esportivos de luxo terá diversas novidades em 2018. BMW (X2), Volvo (XC40) e Jaguar (E-Pace) já se preparam para a chegada de seus modelos. E a Mercedes-Benz, com o GLA Coupé, também deve se unir ao grupo no decorrer do ano.

A BMW enfim mostrou por completo o novo X2. Ele está confirmado para o Brasil no ano que vem, embora ainda sem data oficial. Na Europa, o modelo estreia em março. O carro posiciona-se entre o X1 e o X3, mas tem proposta mais esportiva. Além disso, o novo modelo utiliza a plataforma do X1, mas é cerca de 7 cm mais curto e outros 7 cm mais baixo.

Por dentro, o painel é praticamente igual ao de todos os outros BMW. A cabine é elegante, sóbria e tem diversas tecnologias. Entre elas, há sensores de faixa de rolamento, ponto cego e assistente de estacionamento. A central multimídia tem wi-fi e espelha o conteúdo de iPhones, por meio do CarPlay.

O motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 192 cv é o mesmo do X1. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração, integral. De acordo com informações repassadas pela BMW, o acerto de suspensão é mais firme que o do X1, com uma calibração que privilegia esportividade.

A montadora divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, e velocidade máxima de 227 km/h.

Jaguar E-Pace

A Jaguar detectou mercado abaixo do F-Pace, e já confirmou que pretende vender o E-Pace no Brasil. O modelo deverá chegar no primeiro semestre. Embora ainda não haja definições de preços e configurações para o País, o site da empresa já tem informações gerais sobre o modelo.

O E-Pace é montado sobre a base do sedã XE. O motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina está disponível em duas opções de potência: 250 e 300 cv. O câmbio automático tem nove marchas e a tração é integral. O E-Pace tem 4,41 metros de comprimento, entre-eixos de 2,68 m e 577 litros no porta-malas.

Volvo XC 40

Depois de renovar o XC90 e o XC60, agora a atenção da marca sueca está voltada ao pequeno XC40, que deverá estrear no País em março ou abril.

O carro começa a ser feito este mês, na Bélgica. No Brasil, no entanto, já há uma unidade, em processo de homologação. O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a plataforma para veículos compactos da Volvo, denominada CMA.

A base mecânica é a mesma do XC60. O modelo oferecerá motor 2.0 turbo a gasolina. Na versão T4, rende 190 cv, potência que salta para 254 cv na T5. A tração é integral e o câmbio automático tem oito marchas.

A quarta força desse grupo será o Mercedes GLA Coupé. O modelo, porém, é o único que ainda não tem definição de início de produção.


DESTAQUE. O X2 (à esq.) embarca motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 192 cv; XC60 deve estrear no Brasil em março ou abril . — DIVULGAÇÃO

Participe e comente