• Quadriciclo YFM 250R, um fora-de-estrada, aventureiro por natureza

  • Juliana Fontanella

Para quem sonha com emoções fortes e quer encarar terrenos acidentados sobre um ATV (All Terrian Vehicle) quatro rodas, a Yamaha apresenta o novíssimo YFM250R, o Big Bear.

Importado do Japão, o quadriciclo é robusto e indomável, por isso o piloto sobre ele deve ser experiente para ter respostas ágeis na hora de executar manobras complexas.

O veículo dá um show sobre pedras, lama e obstáculos. Sobe o morro, atravessa riachos e encara até areia. O quadriciclo tem no DNA o espírito de um jipe militar, com a segurança exigida pelos viciados em adrenalina.

A Yamaha recomenda que os pilotos sigam normas especiais de segurança. Os quadriciclos foram concebidos, projetados e fabricados exclusivamente para uso fora-de-estrada (off-road).

Na cidade, o tráfego é proibido porque há sério risco de colisão com outros veículos.

Seguidas as orientações da fábrica, o piloto pode se entregar ao prazer da aventura radical. O YFM250R é equipado com um motor quatro tempos de 249 cc, projetado para baixos e médios regimes de rotação.

Pilotagem

O conforto é garantido pelo cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor. Na prática: ele anda muito, encara o acelera-e-pára sem perder a força e não esquenta quase nada.

A precisão da direção é favorecida pela suspensão composta por trapézio duplo independente na dianteira e monocross na traseira. O câmbio é semi-automático de cinco velocidades e uma marcha ré, além da transmissão secundária por eixo cardan.

O veículo tem capacidade para carregar 30 quilos no bagageiro dianteiro e 45 quilos na traseiro, com capacidade de reboque de até 330 quilos. O modelo tem freios a disco com acionamento hidráulico nas rodas dianteiras e tambor selado na traseira.

Versatilidade

Para quem dá os primeiros passos nesta categoria, vale saber que o modelo YFM250R reúne as melhores características dos quadriciclos utilitários. Este segmento tem o projeto voltado para trabalhos em hotéis, marinas e uso off-road para lazer.

Por conta da média potência e da estabilidade na pilotagem, o veículo também se enquadra no perfil de quadriciclo esportivo. Encara bem o desafio do lazer no campo e da prática de esportes radicais, sem abrir mão de um piloto experiente.

Dicas sobre pilotagem

Os quadriciclos utilitários ou esportivos não podem ser cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotivos (Renavan).

Não é permitido o tráfego em pistas públicas ou similares por causa do risco de colisões.

Para uma pilotagem segura, a Yamaha recomenda o uso de roupas protetoras, óculos especiais e capacetes.

Passageiros não devem ser transportados em quadriciclos sob risco de acidente grave.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 9
  • 51
  • 20
  • 24
  • 52
  • 43

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.