• Renovação completa

  • Juliana Fontanella

A Volvo apresenta duas novas versões de tração para a linha de semipesados 8x2 e 8x4 e vai além


Os caminhões da linha VM semipesados da Volvo ganharam um visual mais moderno e novas configurações que completaram a gama. Agora o cliente poderá escolher entre os já conhecidos 4x2, 6x2 e 6x4 ou experimentar as novas versões 8x2 ou 8x4.

As novidades não ficam apenas nas novas configurações. Do lado de fora da linha 2013/2014, a primeira impressão é que aconteceu uma reformulação completa. Todos os veículos receberam um visual bem diferente da geração anterior. A novíssima cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus.

Essas alterações globais levam até o segmento do transporte alguns parâmetros de mercado dos veículos leves, quanto mais imediata a percepção de identidade da marca, melhor. Essa ideia está na base dessas e outras mudanças que ainda vem por aí.

Segundo Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil, os novos VM têm o que as montadoras chamam de "new family look" da linha Volvo. Ou seja, o visual de todos os modelos de caminhões da marca evolui em conjunto para que o cliente os reconheça.

"A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de "V", separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade", diz a Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

Todos os caminhões da linha Volvo são equipados com luzes de LED, esse é um traço que foi mantido. Entre as mudanças visuais que se pode notar de imediato está o novo módulo do para-choque que envolve os faróis. Agora o componente está de cara nova por conta de uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. A nova grade da linha VM acrescenta robustez extra no visual dos caminhões.
E tem mais, a Volvo acrescentou aos semipesados um novo painel frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da frente do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. Outro reforço de identidade aparece também no novo painel superior, a inserção da logomarca da Volvo.

Preferências mantidas
O conforto foi mantido e a estética renovada também do lado de dentro. Um dos destaques desta linha VM é a ergonomia da cabine, por isso a fábrica manteve o projeto da forma como os clientes já conhecem e aprovam, especialmente os motoristas.

A renovação, nesse caso, ficou mais superficial. A Volvo modificou a padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, que revestem o teto e os painéis internos. As texturas e cores ficaram mais modernas e marca a mudança da linha para a próxima temporada. "Nós mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte", garantiu Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.

A linha tem como diferencial o baixo consumo de combustível e a grande disponibilidade (configurações). "Além de econômico e sempre disponível para rodar, o caminhão ficou mais bonito", diz Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.

O NUMERO
22% Esse é o percentual de aumento da capacidade de carga líquida, saltando de um PBP (Peso Bruto Total) de 23 toneladas para 29 toneladas dos novos caminhões VM com quatro eixos (8x2 e 8x4).

FICHA TÉCNICA
Diferenciais VM 8x2 e 8x4
1. Podem rodar em operações de média distância, transportando matérias-primas e produtos industrializados;
2. Ideal para viagens entre 200 e 400 quilômetros;
3. Dependendo do tipo de operação, os quatro eixos podem transportar cerca de 5 toneladas a mais de carga líquida em relação a um veículo de 3 eixos.


VISUAL No melhor estilo "bateu o olho, é VM", os caminhões tiveram a identidade reforçada pelo visual

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 5
  • 24
  • 47
  • 55
  • 56

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.