A canjica sugere receita típica, que acompanha cada um desde sempre. São as duas coisas. A sobremesa – ou apenas um prato que se come sem uma razão ou justificativa, antes ou depois das refeições -, também é conhecida como mungunzá no Nordeste e piruruca no Sudeste. Por definição, canjica é o nome dado a uma variedade de milho branco. A receita mais típica é preparada com leite ou leite de coco e açúcar.

Sobre a origem do termo há controvérsias. Seria uma extensão de canja ou do dialeto africano quimbundo. A segunda hipótese é mais aceita. Isso porque o alimento era muito comum nas senzalas e quilombos, consumido. Mas quando alcançou a casa grande a canjica 'gourmetizou'. A 'papa grossa de milho cozido' ganhou novos ingredientes para avançar no país. Hoje, é receita que se prepara de Norte a Sul.

Em cada região se apodera de ingredientes típicos e assume sabores e aromas diversos. "Minha avó costumava fazer uma paçoca e misturar à canjica pronta", lembra o ajudante geral Álvaro Ribeiro, referindo-se ao amendoim moído – ou socado num pilão, como se fazia antigamente. Ele conta que nem sempre a canjica era preparada com milho branco, o tradicional. "Recordo-me de que também era usado milho amarelo", conta.

Além da variedade de milho, a canjica pode ser preparada com leite, leite condensado, leite de coco... Até gengibre em pó é aceitável em receitas mais criativas e exóticas. Em todos os preparos, a canjica se mantém como prato que superou o tempo para manter a tradição de sobremesa simples, que permite todas as variáveis, sem perder o que lhe é mais essencial: o sabor de infância!

CANJICA TRADICIONAL
Ingredientes
, 1/2 kg de milho para canjica
, 1 lata de leite condensado
, Quanto baste de água
, 1 l de leite fervendo
, 2 unidades de canela em pau

, 5 cravos da índia
, Casca de 1/2 laranja ou limão
, Açúcar se precisar
, 1 xícara ( chá ) de amendoim torrado e moído
Preparo
w Escolha o milho para a canjica, lave bem e deixe de molho de um dia para o outro w Coloque o milho em uma panela de pressão w Encha de água deixando faltar uns 2 dedos de água w Junte a canela, os cravos, e o pedaço de casca de laranja ou limão w Deixe cozinhar na pressão por uns 40 minutos ( o milho deve ficar bem macio ). w Tire a casca da laranja, a canela e os cravos w Junte o leite fervendo, o leite condensado e mexa bem com uma colher de pau w Deixe cozinhar até os grãos ficarem bem macios e a canjica ficar com uma textura bem cremosa 9.Antes de desligar teste o doce, se precisar coloque açúcar a gosto e deixe cozinhar

CANJICA SALGADA
Ingredientes
, 1/2 xícara de milho para canjica
, 2 litros de água
, 1 cebola picada
, 2 dentes de alho picados
, 3 colheres de azeite
, 2 xícaras de linguiça defumada em cubos
, 1/2 xícara de bacon picado
, 1 peito de frango em cubos
, sal e cheiro verde a gosto
, 2 cubos de caldo de galinha
, 2 xícaras de água quente
Preparo
w Deixe o milho de molho em 1 litro de água por 24 horas.
w Escorra, coloque na panela de pressão com 1 litro de água e cozinhe por 15 minutos, depois de pegar pressão.
w À parte, doure a cebola e o alho no azeite.
w Acrescente o bacon, o frango, a linguiça, sal e frite o frango até ficar macio, mexendo de vez em quando.
w Adicione o milho cozido, o caldo de galinha dissolvido na água restante e salsa. w Cozinhe por mais 15 minutos ou até engrossar o caldo. Sirva em seguida.

Participe e comente