Não se sabe exatamente quando surgiu, mas o ato de marinar alimentos é uma técnica culinária milenar. Indícios apontam seu uso 5000 anos atrás como método de preservação de alimentos. O termo, acredita-se, é oriundo da expressão marinus (marinho em latim) e, na prática, significa submeter alimentos a ação de diversos ingredientes imersos em um líquido, seja água, vinho... O objetivo é adicionar sabores às receitas com a associação de temperos.

Há dois tipos de marinadas: a seca e a líquida. A marinada líquida, também chamada de vinha d'alhos, entre outros nomes mais comuns, é geralmente uma solução salina (por isso chamada de marinada) acrescida de especiarias e temperos diversos, às vezes com a adição de ácidos e até mesmo vegetais. Pode ser também uma solução adocicada, com leve presença de sal para realçar o sabor.

Normalmente, o alimento a ser marinado deve ser totalmente submerso no líquido ou virado constantemente, a fim de que toda a sua superfície receba o contato dos temperos. Não há uma fórmula (ou receita) específica. A marinada aceita todo tipo de criatividade para se obter sabores distintos. Além disso, o recurso é usado para fixar o tempero, razão pela qual costuma-se deixar o alimento várias horas no líquido.

A marinada seca é uma mistura de ervas, especiarias e condimentos, esfregada ou colocada sobre o alimento a fim de temperar e liberar a umidade. Pode ser doce ou salgado. Muitas vezes, a marinada a seco é removida total ou parcialmente do alimento antes dele ser preparado. É utilizado no processo de conservação, como no caso da defumação e da salga do presunto espanhol (Jámon), por exemplo.

As marinadas devem ser preparadas em recipientes de vidro (e nunca em metais!) pelo alto teor ácido. O líquido também pode ser adicionado a um ambiente fechado, como um saco plástico a vácuo, que favorece a ação de temperos e reduz o tempo da marinação. Não há um tempo específico para que uma marinada penetre na carne, mas corte de suínos, dependendo da espessura, exige período mais longo imerso no líquido.

Receita indiana com sotaque português
Vindaloo é um prato indiano derivado do prato português chamado "carne de vinha d'alhos", geralmente preparado com carne de porco, vinho e alho. O prato foi trazido a Goa pelos portugueses e tornou-se uma refeição Goana servida em ocasiões especiais. O prato tradicional português era feito com carne de porco curtida no vinho tinto ou vinagre de vinho tinto, pimenta e cozido com alho. Em Goa o prato português evoluiu para o Vindaloo, recebendo quantidades generosas de temperos, principalmente temperos extremamente pungentes. Geralmente é servido com carne de frango ou carneiro. O Vindaloo não é um prato comum na Índia de forma geral, mas é um prato bem popular na região de Goa. Recebeu enorme popularidade devido a sua presença em quase todos os menus de restaurantes indianos pelo mundo, sendo extremamente famoso em locais como a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio. É geralmente um dos pratos mais pungentes (picantes) presente nos cardápios de restaurantes indianos, possuindo às vezes uma versão ainda mais pungente (picante) chamada de Tindaloo. (Fonte:Pimentas Online)

VINDALOO COM CARNE DE PORCO
Ingredientes
, 800g de carne de porco cortada em cubos de aproximadamente 3cm
, 4 cebolas grandes picadas bem finas
, 1 xícara de óleo de amendoim
, 4 colheres de sopa de óleo e soja (para fritar)
, Sal a gosto

Molho
, 8 dentes de alho descascados
, 1 pedaço (aproximado de 3 cm) de gengibre
, 7 pimentas vermelhas (sugestão

de pimenta: cayenne)
, 10 pedaços (3cm de comprimento) de canela em pau
, 15g de cominho
, 15g de coentro
, 15g açafrão
, 1 xícara de chá de vinagre tinto

Tempero
, 6 grãos de pimenta do reino
, 3 pimentas verdes
, 1 xícara de chá de vinagre tinto
, 4 cardamomos verdes
, 8 cravos da índia
Sal a gosto
Preparo
Tempero
w Lave bem, retire os talos (caso exista algum) e sementes das pimentas verdes. Moa todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Adicione água, se necessário. w Coloque os cubos de carne suína numa tigela não metálica junto com o tempero e deixe marinando em torno de 8 horas (24 horas na geladeira), mexendo de hora em hora ou da maneira que for conveniente.
Molho
w Lave bem e retire os talos (caso exista algum) das pimentas vermelhas. Moa todos os ingredientes no liquidificador ou processador. w Aqueça o óleo de soja e adicione as cebolas grandes. Frite até dourar. Adicione o óleo de amendoim, o molho e deixe ferver com a panela destampada. w Assim que os ingredientes estiverem fervendo, coloque a carne suína marinada e todo o tempero da tigela na panela e cozinhe em fogo brando, mexendo todos os ingredientes constantemente por pelo menos 2 minutos. w Adicione 1 copo americano de água, deixe fervilhar, tampe a panela e ferva lentamente até a carne ficar cozida e tenra. Sirva com arroz branco.

FRANGO COM LIMÃO E ERVAS
Ingredientes
, 2 colheres (chá) de ervas finas secas
, 1/2 colher (chá) de tempero para aves
, 1 / 2 colher (chá) de mostarda
, 1 colher (chá) de sal
, Uma pitada de alho em flocos
, 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
, 1 frango inteiro
, 2 limões
, 2 colheres (sopa) de azeite
Preparo
w Misture as ervas finas, o tempero, a mostarda, o sal, o alho em flocos e a pimenta-do-reino. Reserve. Limpe o frango e retire os miúdos de dentro.
w Coloque o frango em um refratário de aproximadamente 23x33cm.
w Espalhe 1 colher e meia da mistura de ervas no interior do frango e use o restante na parte exterior da ave.
w Esprema os dois limões e misture o suco com o azeite. Despeje a mistura de azeite por cima do frango.
w Asse no forno pré-aquecido por uma hora e meia, durante esse período regue o frango várias vezes com o líquido que se forma na assadeira.

RECEITAS DE MARINADAS

Para 3 kg de carne

MARINADA DE ABACAXI
(boi, porco ou carneiro)
, 2 xícaras (chá) de suco de abacaxi
, 1/2 xícara (chá) de vinagre
, 5 dentes de alho picados
, 2 cebolas picadas

VINHA D'ALHOS
, 200 ml copo de vinagre de vinho tinto
, 2 folhas de louro
, 1 colher (sopa) de sal refinado
, 5 dentes de alho picados
, 1 cebola média picada

MARINADA DE SHOYU
, 1/2 copo de shoyu
, 1 limão
, 4 dentes de alho picados
, 1 cebola picada
, Pimenta do reino a gosto

MARINADA DE LARANJA
(boi, porco, frango ou carneiro)
, 4 xícaras de suco de laranja
, 1 xícara de vinagre
, 2 cebolas picadas
, 3 folhas de louro
, Sal e pimenta-do-reino
*A eventual acidez pode ser corrigida com pitadas de açúcar

MARINADA DE CERVEJA
(boi, porco, frango ou carneiro)
, 3 xícaras (chá) de cerveja
, 4 dentes de alho picados
, 1/2 xícara (chá) de vinagre
, 2 cebolas picadas
, 4 folhas de louro
, Sal e pimenta-do-reino


Participe e comente