Doces integram uma categoria de alimentos irresistíveis. Há quem tente se manter distante deles, mas é quase impossível. A ciência explica tanta sedução, mas sem refinar essas razões, até porque as justificativas técnicas não resistem a uma primeira mordida, a verdade sem teoria é que os doces são quase necessários (ou totalmente!) na vida de muitas pessoas. As receitas desta página não são nada excepcionais, mas com certeza estão no imaginário de muita gente como lembrança da infância, da vó...

CUECA VIRADA
Ingredientes
, 3 xícaras de chá de farinha de trigo
, 6 colheres de sopa de açúcar
, 1/2 xícara de chá de leite
, 1 pitada de sal
, 1 ovo
, 1 colher de sopa de margarina
, 1 colher de sopa de vinagre ou pinga
, 1 colher de sobremesa de fermento em pó
, Açúcar e canela misturados para polvilhar
, Óleo para fritar
Preparo
w Misture os ingredientes até ficar uma massa que não grude nas mãos (se necessário colocar um pouquinho mais de farinha de trigo). w Abra com rolo em superfície enfarinhada. w Corte tiras no tamanho desejado. w Faça um corte no meio e passar uma ponta por dentro virando. w Frite em óleo não muito quente. w Deixe descansar sobre papel toalha. w Polvilhe açúcar e canela e sirva.

MANJAR BRANCO COM CALDA DE AMEIXA
Ingredientes
, 500 ml de leite
, 100 ml de leite de coco
, 200 g de leite condensado
, 50 g de amido de milho
, Essência de baunilha a

gosto
, 150 g de ameixas secas
, 100 g de açúcar refinado
, 30 ml de água, para a calda
Preparo
w Leve ao fogo o leite, o leite de coco, o leite condensado e a baunilha. Aqueça. w Acrescente o amido de milho aos poucos, mexendo com um fouet, até engrossar. w Molhe a fôrma e escorra a água. Acrescente a mistura e leve para gelar por 2 horas. w Deixe as ameixas de molho na água por 30 minutos. w Faça um caramelo com o açúcar e ao final adicione os 30 ml de água. w Mexa até engrossar levemente. Adicione as ameixas e leve para gelar. w Desenforme o manjar, regue com a calda e sirva.

QUINDIM
Ingredientes
, 500 g de coco ralado fino
, 1 kg de açúcar peneirado
, 120 g de manteiga derretida e morna

, 36 gemas (peneiradas 2 vezes)
, 400 g de glucose branca
, 1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo
w Amasse o açúcar e o coco com as mãos, até que vire uma massa homogênea. w Acrescente a manteiga e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas (e não mais que 12 horas). w Misture a glucose com ¼ de xícara de água filtrada. Leve ao fogo até que a glucose derreta. Reserve. w Retire a mistura da geladeira e descompacte-a até que fique bem soltinha. w Junte as gemas e a baunilha e misture com colher ou fouet, até homogeneizar. w Coloque uma colher (sopa) rasa de glucose no fundo de cada forminha (de 6 cm x 2,5 cm cada); deixe descansar por pelo menos 10 minutos. w Encha as forminhas com a massa até a borda. Deixe descansar por 20 minutos. w Asse em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos, em banho-maria, por cerca de 35 minutos ou até que dourem e fiquem firmes ao toque. w Espere esfriar e desenforme os quindins.

BOLO DE FUBÁ
Ingredientes
, 1 xícara de manteiga
, 1 xícara de açúcar
, 4 ovos
, 2 xícaras de fubá
, 1 xícara de farinha de trigo
, ½ colher (sopa) de fermento em pós
, ¼ de xícara de leite de coco
, Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo
w Aqueça o forno em temperatura média. Bata bem a manteiga com o açúcar, junte os ovos e bata por mais dez minutos. Aos poucos, coloque o fubá misturado à farinha e ao fermento, alternando com o leite de coco. Mexa bem. w Coloque a massa numa forma de buraco com 23 cm de diâmetro untada com manteiga. w Asse por 35 minutos ou até, enfiando um palito, ele saia limpo. w Espere esfriar para desenformar. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro

BOLINHOS DE CHUVA
Ingredientes
, 2 ovos
, 2 colheres de açúcar
, 1 xícara de chá de leite
, Trigo para dar ponto
, 1 colher de sopa de fermento
, Açúcar e canela
Preparo
w Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura. Deixe aquecer. Aqueça uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar (fritura em imersão). w Quando estiver bem quente, comece a colocar colheradas (use uma colher de sopa) da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique cru por dentro. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois, se preferir, passei os numa mistura de açúcar refinado com canela.

PUDIM DE PÃO
Ingredientes
, 3 pães de sal dormidos ou duros
, 8 colheres de sopa de

açúcar cristal
, 2 ovos inteiros
, 1/2 litro de leite
Preparo
w Coloque todos os ingredientes no liquidificar e bata bem, até que a mistura esteja bem homogênea. w Caramelize com calda queimada uma forma de pudim, jogue a mistura do liquidificador e leve ao fogo em banho maria por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até que o pudim esteja consistente. w Caso deseje um pudim mais consistente é só acrescentar mais um pão de sal na mistura do liquidificador.

PAÇOCA DE AMENDOIM
Ingredientes
, 2 xícaras de amendoim sem pele
, 2 xícaras de farinha de

mandioca torrada
, 2 xícaras de açúcar
, 1 pitada de sal
Preparo
w Em uma assadeira, toste os amendoins no forno até que a pele saia com facilidade, mas sem deixar queimar. w Triture-os no liquidificador, ligando e desligando o aparelho (use a tecla pulsar). w Em uma vasilha, misture o amendoim moído com a farinha de mandioca, o açúcar e tempere com o sal. w Mexa bem e sirva em canudinhos de papel.

ARROZ DOCE
Ingredientes
, 1 xícara de arroz lavado e escorrido
, 3 xícaras de água
, 4 xícaras de leite
, 1 xícara de açúcar
, Casca de limão a gosto (opcional)
, Cravo e canela em pau a gosto
, Canela em pó para polvilhar
Preparo
w Coloque o arroz, água, cravo e canela em pau e a casa de limão para cozinhar em fogo baixo. Quando secar a água e o arroz estiver cozido, acrescente o leite e o açúcar (caso queira, este é o momento de adicionar leite condensado, substituindo o açúcar). w Quando ferver (use uma panela funda, pois o leite sobe), abaixe o fogo e deixe o leite engrossar, até formar um creme, mexendo de vez em quando. Descarte, se quiser, o cravo e a canela preparos junto com o arroz. Polvilhe canela e sirva.
Dica: experimente trocar o arroz agulhinha pelo arbóreo.

DOCE DE LEITE
Ingredientes
, 2 litros de leite
, 4 xícaras de açúcar
Preparo
w Numa panela grande, aqueça o leite e o açúcar. Quando começar a ferver, mexa até engrossar. O ponto certo é o de bala dura. Teste colocando um pouco de doce num copo com água fria. Se, com os dedos, você conseguir obter uma bola firma, estará
no ponto. Retire do fogo e bata com uma colher de pau até a mistura engrossar e perder o brilho. w Depois de bater, despeje o doce numa superfície molhada e cubra com um pano úmido. Por cima, passe um rolo de macarrão, espalhando o doce, que deve ficar com 1 cm de espessura. w Retire o pano do doce e corte a massa, em losangos, enquanto ela ainda estiver quente. Deixe esfriar bem e coloque os pedaços em uma lata ou pote.

BOLO DE CENOURA
Ingredientes
, 3 cenouras médias picadas
, 4 ovos
, 1 xícara de açúcar
, 1 xícara de óleo
, 3 xícaras de farinha de trigo
, 1 colher (sopa) de fermento em pó
, 1 pitada de sal
Glacê
, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
, 4 colheres (sopa) de açúcar
, 1 colher (sopa) de manteiga
, 2 colheres de sopa de leite
Preparo
w Preaqueça o forno (200 graus). Unte com manteiga uma forma de buraco no meio com 24 cm de diâmetro. w Bata no liquidificar a cenoura, os ovos, o óleo e o açúcar até obter um creme homogêneo. Em uma tigela, junte a farinha, o fermento e o sal. Acrescente aos poucos ao creme de cenoura. Misture com cuidado. Despeje a massa na forma e asse por 35 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.

Glacê
w Em uma panela, leve ao fogo os ingredientes, mexendo sempre, até levantar fervura. Deixe ferver por três minutos. w Retire o glacê do fogo e despeje sobre o bolo ainda morno. Sirva à temperatura ambiente.

Participe e comente