A cozinha tailandesa é uma bomba de sabores: explode na boca uma mistura de doce, salgado, azedo e picante – e tudo num mesmo prato! Enquanto a culinária mundial caminha no sentido da simplicidade, os tailandeses vão noutra direção. Não que exagerem no requinte, mas tratam os ingredientes com peculiaridade para preservar uma das características mais veneradas da culinária asiática: o exotismo. A pimenta está sempre presente, mesmo que discreta, junto com o açúcar mascavo, o limão e os molhos salgados. O shoyu e o nam pla, o molho de peixe tailandês fazem o papel do sal. Cebola, alho, gengibre, coentro, capim-limão e leite de coco são amplamente utilizados na culinária tailandesa. Os vegetais e as frutas são bastante utilizados e a maneira como são combinados e temperados faz tudo ficar muito gostoso. A abobrinha ou a abóbora fazem par perfeito com curry. O broto de feijão, a cenoura e a vagem ganham um sabor especial quando preparados nos pratos quentes. O abacaxi dá o toque final no arroz frito. E a salada a base de mamão verde? O arroz é o alimento mais consumido na Tailândia, acompanha a maioria dos pratos, seja da forma tradicional ou servido num pequeno cesto de bambu, para você fazer bolinhos com as mãos e molhar na sua sopa, creme ou qualquer tempero do seu gosto.  Tem até macarrão feito de arroz, o famoso "rice noodle". E arroz também é sobremesa.

TOM KHA KAI
Ingredientes
, 500ml de leite de coco
, 300ml de caldo de frango
, 8 rodelas de galangal (tipo de raiz) ou gengibre
, 2 unidades raízes de erva cidreira em fatias grossas
, 8 folhas de limão-cravo
, 250g de peito de frango em cubos pequenos
, 6 colheres de molho de peixe (nam pla)
, 2 colheres (sopa) de açúcar
, 3 unidades limões espremidos
, 1 unidade pimenta dedo-de-moça sem sementes em fatias finas
, 1 colher (sopa) de folhas de coentro
Preparo
w Numa panela grande, misture o leite de coco, o caldo de frango, o galangal, a erva cidreira e as folhas de limão. Esquente até levantar fervura e junte o frango, o açúcar e o molho de peixe. w Deixe ferver durante 4 min, até a carne de frango ficar cozida. Coloque o suco de limão e a pimenta. Sirva em cumbucas guarnecidas com folhas de limão.

CAMARÃO TAILANDÊS
Ingredientes
, 2 colheres (sopa) de pasta de curry
, 2 colheres (sopa) de suco de limão tahiti
, 2 folhas de limão kaffir
, 1 colher (sopa) de gengibre ralado
, 4 cebolinhas
, 1 jalapeño
, 2 dentes de alho
, 2 colheres (sopa) de erva cidrera
, 16 camarões grandes
, 400ml de leite de coco
, 1 ramo de coentro
Sal (a gosto)
2 pimentões amarelo
2 pimentões vermelho
2 abobrinhas
Preparo
w Descasque e corte em fatias o alho e as cebolas. Pique o jalapeño e rale o gengibre. w Tire as raspas do limão e pique a erva cidreira. 2.Descasque os camarões deixando a cabeça. Frite em óleo de coco ou de girassol bem quente e reserve. w Na mesma panela frite em fogo alto o alho e a cebolinha picada. Em seguida adicione o jalapeño, os pimentões, a abobrinha em rodelas, o gengibre, a casca do limão, e o resto dos ingredientes e deixe cozinhar um pouco. w Adicione o leite de coco e deixe ferver. Depois junte os camarões e cozinhe por 5 minutos. Adicione coentro picado por cima e o suco de limão. Sirva em seguida.

Participe e comente