O título pode parecer estranho, mas se refere ao fato do fruto ter iniciado sua trajetória no país no início da década de 1960, depois de ser introduzido na América por Cristóvão Colombo no final do século 15. Era ainda o melão caipira, aromático, com enormes gomos, hoje difícil de ser encontrado. Mas o consumo do fruto se popularizou na mesma medida em que a produção de intensificou, espalhando-se por áreas irrigadas do Nordeste, especialmente Rio Grande do Norte. O aroma forte do melão se impõe sobre outros ingredientes, marcando seu protagonismo em qualquer receita. Portanto, quando se usa a fruta, é importante entender que o fruto vai prevalecer no prato.

Pele de sapo pertence ao grupo dos inodoros. Recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho

Orange pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada.
Exige manuseio cuidadoso.

Gália pertence ao grupo dos aromáticos, é arredondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco-esverdeada. Possui rendilhamento menor que os cantaloupes.

Charentais pertence ao grupo dos aromáticos, possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arredondada e às vezes achatada, e polpa salmão. Algumas variedades possuem leve rendilhamento.

Cantaloupe pertence ao grupo dos aromáticos. Apresenta a casca rendilhada com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.

Amarelo pertence ao grupo dos inodoros e, é também, conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Os frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser o mais resistente ao manuseio e por apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.

PENNE COM MELÃO E PRESUNTO
Ingredientes
, 2 xícaras (chá) de penne pré-cozido
, 1 xícara (chá) de melão cortado em cubos
, 2/3 de xícara (chá) de creme de leite

, 1/2 colher (chá) de massa de tomate
, 1/2 colher (chá) de manteiga
, 1 colher (chá) de suco de limão 6 fatias de presunto cru
, Sal - Pimenta-do-reino
Preparo
w Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Acrescente o melão e deixe-o dourar. w Adicione o creme de leite, o suco de limão, a pasta de tomate, a manteiga, acerte o tempero e aqueça para reduzir e ficar uma mistura cremosa. w Em seguida, junte a massa (já cozida e al dente). w Mexa e reduza até resultar em uma mistura cremosa. w Despeje em um prato e decore com o presunto cru.

GELADO DE MELÃO
Ingredientes
, 500gr de melão em pedaços
, 150gr de açúcar
, 200ml de mel

, 3 copos de iogurtes naturais
, 4 claras
, 8 folhas de gelatina sem sabor
Preparo
w No liquidificador, bata o melão, o mel e o iogurte por uns 3 min. Reserve. w Em uma tigela, coloque a gelatina para hidratar em agua fria por uns 5min. Escorra o excesso de água e leve para derreter no microondas ou me banho-maria sem deixar ferver.
w Junte a gelatina derretida ao creme batido de melão e bata mais um pouco para misturar bem. Transfira o creme para uma tigela e reserve. w Em uma batedeira, bata as claras em neve, e adicione aos poucos o açúcar, sem parar de bater até obter um creme firme e liso.
w Junte o creme de claras ao creme de melão, misture delicadamente, despeje em uma taça de vidro de servir e leve a geladeira para
gelar e firmar.

MELÃO COM SALPICÃO
Ingredientes
, 4 rodelas de melão sem casca e sem sementes
, 300gr de peito de frango cozido e desfiado
, ½ cenoura ralada

, 1 talo de salsão fatiado fino
, ½ copo de iogurte natural
, 2 colheres (sopa) de maionese
, Cheiro-verde picado a gosto
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Em uma tigela, tempere o frango desfiado com sal e pimenta-do-reino. w Acrescente a cenoura, o salsão, o iogurte e a maionese e misture muito bem. w Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira. w Acomode cada rodela de melão sobre um prato e coloque uma porção de salpicão sobre o centro de cada uma. w Salpique um pouquinho de cheiro-verde para decorar.

PUDIM DE MELÃO
Ingredientes
, 800g de melão descascado e cortado em pedaços
, 200g de açúcar
, 4 gemas

, 30g de maisena
, 8 folhas de gelatina sem sabor
, 300 ml de leite
, 1 Pote de nata
Preparo
w Bata o melão no liquidificador. w Em uma panela, leve a maisena, o açúcar, as gemas e vá colocando o leite aos poucos, mexendo sempre. Coloque a polpa do melão e leve ao fogo. w Adicione as folhas de gelatina e mexa até ferver. Deixe esfriar. w Bata a nata até ficar fofa. w Misture o creme de melão frio com a nata. w Despeje o creme em um refratário e leve para a geladeira por 4 horas ou até. w Desenforme e sirva.

PRESUNTO PARMA COM CHIP DE MELÃO
Ingredientes
, 1 caixinha de torradas
, 250gr de presunto parma
, ½ melão cantaoupe
, ½ xícara (chá) de creme de leite
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Com o auxílio de um boleador, extraia da polpa do melão o mesmo número de bolinhas quanto de fatias de presunto. Enrole as fatias de presunto. w Usando palitos de dente, espete em cada um uma bolinha de melão e uma fatia enrolada de presunto. Reserve. w Retire o restante da polpa do melão com uma colher e reserve a casca vazia. w Corte a polpa em pedacinhos, e numa tigela, adicione o creme de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto. w Acomode a casca do melão reservada no centro de um prato ou travessa de servir. Coloque o creme dentro da casca do melão, os espetinhos ao seu redor para que sejam mergulhados no creme conforme forem degustados. Acompanhe com torradinhas.

SALADA DE PEITO DE PERU DEFUMADO COM MELÃO E PASSAS
Ingredientes
, 6 folhas de alface americana
, 1 peito de peru defumado cortado em cubinhos
, 1 xícara (chá) de uva verde sem sementes
, 1 ovo cozido picada
, 2 xícaras (chá) de melão em cubinhos
, 2 talos de cebolinha verde fatiados
, ½ xícara (chá) de uva passa branca
Para o molho
, ½ xícara (chá) de maionese
, 1/3 de xícara (chá) de iogurte natural
, 1/3 de xícara (chá) de creme de leite
, 1 colher (chá) de suco de limão
, 1 colher (sopa) de curry
, 1 colher (sopa) de sal
, 1 pitada de pimenta-do-reino
, 1 xícara de amêndoa torrada sem pele e em lascas
Preparo
w Forre uma saladeira com as folhas de alface e reserve. w Numa tigela grande, coloque o peito de peru de fumado, as uvas verdes, o ovo, o melão, a cebolinha, as uvas passas brancas e misture delicadamente. Reserve. w Numa tigela, coloque a maionese, o iogurte natural, o creme de leite, o suco de limão, o curry, o sal, a pimenta-do-reino e ata com um foue ou garfo até ficar homogêneo. w Junte o molho delicadamente aos ingredientes reservados na tigela, e acomode sobre as folhas de alface que já estão na saladeira. Finalize salpicando as lascas de amêndoas antes de servir.

CAIPIRINHA DE MELÃO
Ingredientes
, 1 copo de cachaça
, 2 copos de melão em cubos
, 1 limão
, 2 colheres (sopa) de açúcar
, Gelo picado a gosto
Preparo
w Corte as extremidades dos limões e divida-o 4 partes, descartando a parte branca do meio. w Coloque em dois copos junto com o melão e o açúcar e amasse com um socador. w Adicione a cachaça, o gelo e misture bem.

FRANGO COM MELÃO
Ingredientes
, 2 sobrecoxas de frango
, ½ melão em cubos
, ½ cebola cortada em meia lua
, 2 dentes de alho fatiados
, Suco de 1 limão
, ½ xícara (chá) de vinho branco seco
, 1 colher (chá) de molho de soja
, 1 colher (chá) de amido de milho
, ½ xícara (chá) de azeite
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Tempere o frango com suco de limão, sal e pimenta-do-reino e deixe descansando por pelos 2 horas.
w Aqueça o azeite numa panela antiaderente e sele o frango em todos os lados até dourar. Cozinhe em fogo baixo por mais 30min.
w Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola com o alho. Acrescente melão e cozinhe em fogo baixo até ficar macio.
w Adicione o molho de soja, o vinho branco e cozinhe um pouco até que o álcool evapore. w Junte o amido de milho dissolvido em um pouco de água para cozinhar por uns 5 min, mexendo em parar.
w Sirva as sobrecoxas de frango regadas com o molho de melão.

Participe e comente