O ceviche é prato típico da cozinha andina. Esta iguaria, que pode também ser chamada de cebiche, cerviche ou seviche, tem a sua origem nos países da América Latina, mas é no Peru que ela adquiriu sua fama e é considerado prato nacional. Tem até um dia especial para ser comemorado, o dia 28 de junho, véspera do dia de São Pedro, e faz parte do Patrimônio Cultural deste país.

Somente na capital, Lima, existem mais de 2.000 restaurantes especializados chamados decevicherias. Tem registro deste prato há mais de 4000 anos, na era pré-colombiana. O povo Mochica, do litoral norte do Peru, e os Incas faziam algo similar usando chicha, bebida fermentada do milho. Ao longo do tempo foram acrescentando aji, muito picante, e hoje imprescindível no prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI com a chegada dos espanhóis.

O nome ceviche parece ter a sua origem no árabe sibesh e seriam as cozinheiras mouras que teriam levado este costume a Portugal e Espanha, que por sua vez o trouxeram para suas colônias. Este prato é feito de peixe, fresco e cru, cortado em pequenas tiras. Ele é marinado por várias horas em cítricos, antigamente até a aparição do limão, com suco de laranja azeda ou com uma espécie de maracujá nativo (o tumbo). Junta-se coentro, rodelas de cebola roxa (para cortar a acidez) e vários tipos de pimenta.

O peixe utilizado deve ser de carne branca e de água salgada. Podem ser feitas algumas variações com frutos do mar (camarão, polvo, ostras ou mariscos), mas não tem o mesmo valor nem são tão apreciados assim. Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o leche de tigre (leite de tigre), suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome "leite" se deve à cor branca e "tigre" ao fato desse molho ser usado para curar ressacas e dar forças a quem o ingere. É servido como entrada, acompanhado de pipoca, bolachas água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Pode também ser considerado o prato principal quando acompanhado de batatas doces cozidas ou milho cozido.

CEVICHE COM LEITE DE TIGRE
Ingredientes
, 1 porção
, 120g de peixe branco fresco cortado em cubos
, 100ml de leite de tigre clássico
, 2g de pimenta dedo de moça

picada
, 2g de coentro
, 1 limão
, 10g de cebola roxa fatiada
, 5g de gengibre ralado
, sal
Preparo
w Num bowl de inox ou vidro tempere o peixe com sal e misture bem junto com o suco do limão. w Coloque a pimenta picada.
w Esprema o gengibre ralado e continue misturando para que o peixe absorva bem os sabores. w Adicione o coentro e o leite de tigre. w Acerte o sal. w Misture a cebola e sirva.
Leite de tigre
Ingredientes
, 300ml de suco de limão
, 300ml de caldo de peixe
, Sal
, 1 cebola branca média
, 200g de salsão

, 100g de alho
, 50g de gengibre
, 1 unidade de pimenta dedo de moça
, 30g de coentro
, Aparas de filé de peixe
, Gelo
w Bata todos os ingredientes menos a pimenta e o coentro com um pouco de gelo. w Acerte o sal.
w Coloque a pimenta e o coentro e bata por poucos segundos com cuidado para não soltar "cor" no leite. w Coe e mantenha sempre gelado.

Participe e comente