Macarronada é famosa no almoço de domingo, na reunião com os amigos ou até em um jantar romântico. A questão é que muitas vezes a preparação é temida por quem quer ficar de bem com a balança e acaba sendo banida das dietas.

Mas é possível substituir a massa por legumes como a abobrinha, cenoura ou palmito e garantir poucas calorias em uma receita funcional e rica em vitaminas, fibras e minerais.

Por serem muito comuns no dia a dia, as pessoas não imaginam o bem que esses legumes fazem. A cenoura tem betacaroteno que melhora a saúde das unhas, pele e ainda previne o envelhecimento precoce.

Já a abobrinha tem apenas 18 calorias por 100 gramas de produtos e possui vitamina C, vitamina do complexo B, além das fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Diferente das versões com abobrinha e cenoura que precisam de um fatiador de legumes para dar o formato de espaguete ou talharim, para o macarrão de pupunha basta desfiar, cozinhar e adicionar o molho.

E falando em pupunha, não valem as conservas. Compre uma boa opção na feira e combine ele com saladas, sanduíches, pizzas, molhos, tortas, além de aperitivos e garanta apenas 36 calorias em 100 gramas de palmito.

Para o molho, escolha as versões com pouco queijo, creme de leite ou manteiga. Prefira com tomates frescos combinados com carne, frango ou manjericão e coma sem medo.

Flávia Dário
Nutricionista
CRN8 7554

Participe e comente