Entre tantos pratos italianos clássicos, o ragu figura numa lista distinta e, como toda a culinária do país, é uma receita romântica, que até já virou cena de filme pelas mãos de Vittorio de Sica a partir dos escritos de Giuseppe Marotta. Importante sublinhar que o ragu se origina da palavra francesa ragoût que, numa tradução livre, quer dizer guisado ou ensopado. Trata-se de um molho nobre, que pode ser feito com qualquer tipo de carne, mas necessariamente com vinho, azeite e tomate. A tradição recomenda cozimento lento e, portanto, sua preparação exige paciência. Para os italianos, o ragu deve permanecer no fogo por no mínimo 6 horas.

Os napolitanos costumam devorar a carne à parte, aproveitando o molho escuro da finalização para misturar à massa. Na própria Itália há receitas regionais com ingredientes adicionais, como presunto de Parma. Para alguns, o autêntico ragu seria napolitano. Outros preferem o bolonhesa (alla bolognese). Mas não há controvérsia sobre como a carne deve ser preparada antes de ir ao fogo: picada à mão. Sobre a ascendência francesa, não há unanimidade: o ragu é aceito desde sempre como uma criação italiana. Até porque foi no país que seu preparo alcançou requinte para se tornar um prato clássico e tradicional.

RAGU DE MÚSCULO
Ingredientes
, 1,5 kg músculo cortado em cubinhos
, 3 cebolas roxas picadas
, 3 dentes de alho picados
, 2 cenouras em rodelas
, 100 g de extrato de tomate
, 100 ml de vinho tinto
, 50 ml azeite
, 2 folhas de louro
, 1 pedaço de pimenta dedo de moça
, Sal
Preparo
w Deixe a carne marinando no vinho tinto, azeite, louro, sal e pimenta por duas horas fora de geladeira.
w Doure a cebola, quando estiver quase dourada junte o alho.
w Aumente bem o fogo e coloque a carne (sem o molho)
w Quando a carne também estiver dourada junte o molho, o extrato de tomate (ou tomate pelado) e os outros ingredientes. Coloque 1 litro de água fervente. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente até que a carne fique bem macia. Se faltar, pode-se acrescentar água quente aos poucos para que não fique tão espesso.
w Servir com arroz branco.

Participe e comente