A batata é latina. Nasceu nos onde peruanos e bolivianos há mais de 7 mil anos e ganhou o mundo. Chegou a Europa no século 16 e foi responsável pela primeira revolução verde no velho continente: os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo à miséria. Entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, às geadas e ficavam armazenadas no sol.

Alguns governantes impuseram medidas para a difusão da batata na Europa: Frederico Guilherme, da Prússia, ordenou a amputação do nariz de todos os camponeses que não plantassem batatas; Luis XVI, da França, ordenou a instalação de canteiros em locais públicos com a presença da guarda armada somente durante o dia - o que vale ser guardado vale ser roubado.

A difusão da batata em outros continentes ocorreu através da colonização realizada pelos países europeus, inclusive no Brasil. Inicialmente era cultivada em pequena escala em hortas familiares, sendo chamada de batatatinha, assim como na construção deferrovias ganhou o nome de batata inglesa, por ser uma exigência nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra. Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético, ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.

Nutricionistas afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter. A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, atrás do arroz, feijão e trigo.
(Com informações da Associação Brasileira da Batata)

BATATA RÚSTICA COM ERVAS
Ingredientes
, 3 batatas
, 3 ramos de alecrim
, 4 ramos de tomilho
, 10 folhas de sálvia
, 3 colheres (sopa) de azeite
, 5 dentes de alho com casca
, sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
w Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas. w Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. No Panelinha, gostamos deles mais gordinhos. w Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. w Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água - esse é um dos segredos para deixar crocante os legumes assados. w Transfira para uma assadeira (de preferência antiaderente), junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos por toda a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro - quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. w Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. w Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira.
Sirva imediatamente.

Participe e comente