A confeitaria francesa enche os olhos com sua surpreendente diversidade de ingredientes e texturas, sobressaindo-se cremes e massas de receitas únicas. Não é apenas a maior doçaria do mundo, mas sem dúvida a melhor, como comprova uma rápida caminhadas pelas padarias e confeitarias que existem em cada esquina de Paris. Num universo em que sabores se confundem é um enorme desafio listar os 'melhores doces', mas é possível citar algumas receitas clássicas, cuja tradição dão uma ideia da versatilidade da confeitaria francesa.

Entre esses doces está o macaron, com certeza uma referência da doceria francesa Trata-se de um biscoito de merengue, muito leve, crocante por fora, úmido e macio por dentro. Visualmente lembra um mini hambúrguer doce. Além de ser muito gostoso, as diversas cores e sabores que podem ser usados para colorir e rechear os macarons desperta ainda mais a curiosidade das pessoas. Mas é importante sublinhar que, apesar do sucesso alcançado na Franca, o doce surgiu na Itália. O macaron é muito semelhante ao amarreti feito pelos italianos.

O canelé é típico de Bordeaux, a região francesa famosa por seus vinhos tintos, É um pequeno bolinho, crocante por fora, úmido e macio por dentro, e com notas aromáticas expressivas, que vem da baunilha e do rum, utilizados no preparo da massa. Mas a origem do doce tem a ver com o vinho. Quando a bebida ainda era clarificada com claras de ovos, as gemas eram descartadas – e freiras teriam aproveitado o ingrediente para desenvolver o doce. O seu nome vem do fato dele ser feito em formas de cobre canelado, crocante por fora e macio por dentro.

MACARON
Ingredientes
, 125g de farinha de amêndoas (se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju)
, 200g de açúcar de confeiteiro
Claras de 3 ovos
, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
, 30g de açúcar refinado
, 20 gotas de corante vermelho
, 5 gotas de corante verde
Recheio
, 1 colher (sopa) de manteiga
, 130 g de chocolate em barra ao leite
, 3 colheres (sopa) de nata
Preparo
w Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate. w Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve. w Aqueça as claras no micro-ondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 segundos até deixar morninho. w Só tome cuidado para não deixar cozinhar. w Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve depois misture aos poucos o açúcar refinado. w Quando formar um creme firme acrescente o corante misturando bem. w Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor. w Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro. w Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons. w Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espaço entre cada macaron. w Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos. Deixe esfriar os macarons. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltando mais facilmente os macarons.

CANELÉ
Ingredientes
, 250 ml de leite
, 25 g de manteiga
, Raspas de 1 favo de baunilha
, 1 ovo

, 1 gema
, 130 g de açúcar
, 60 g de farinha
, 15 ml de rum envelhecido
Preparo
w Ferva o leite juntamente com a manteiga e as raspas de baunilha. w Bata o ovo com a gema ligeiramente. Não bater demais para não entrar em ponto de neve. w Adicione o leite morno à mistura lentamente e envolva tudo. w Em outro recipiente, peneire a farinha e misture-a ao açúcar. w Junte a farinha à mistura anterior aos poucos, mexendo bem, e depois juntar o rum. w Deixe a massa descansar na geladeira em pote hermeticamente fechado de um dia para outro. ww No dia seguinte, unte as formas de cobre com manteiga e polvilhe com açúcar. Pré-aqueça o forno a 180° C. w Misture um pouco a massa antes de colocar nas forminhas. Depois encha 4/5 das formas. Tempo de forno 50 minutos para os minicanelés,
w 1 hora para os médios w 1 hora e 10 minutos para os grandes.
Recheio
w Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso. w Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado.

Participe e comente