Na Roma antiga era tradição de servir bolos em casamentos, costume nas famílias mais abastadas que preparavam a massa com ingredientes especiais, tradicionalmente usados como oferenda aos deuses, como frutas secas, nozes e mel. Este doce não era para ser consumido, mas os convidados o amassavam por cima da cabeça da noiva, tal como se faz hoje com arroz na saída da igreja.

As primeiras receitas que se tem registro e a que mais se aproxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em Nápoles, em 1478. A Itália e considerada como a precursora na arte de bolos decorados. Quando Catarina de Médici se casou com o rei na França, Henrique II levou como dote confeiteiros, e seu bolo de casamento foi o primeiro a ser confeccionado em andares.

No Brasil o primeiro bolo desembarcou na tarde de 24 de abril de 1500, dois dias depois da chegada do almirante Pedro Álvares Cabral ter desembarcado em Porto Seguro. Neste dia ele recebeu uma dupla tupiniquim para uma refeição a bordo da nau capitânia onde foi servido peixe cozido, pão e um doce: o fartem de Beira, ou fartes, como é chamado ainda hoje em Portugal. Esse bolo, com recheio de amêndoa ou creme e de elaboração requintada.

Entre tantos bolos que acabaram famosos no Brasil, o Marta Rocha é um clássico. Teria sido criado por uma confeiteira curitibana, dona Nair. Depois de vencer o concurso Miss Bahia, Maria Martha Hacker Rocha se tornou Miss Brasil e, em 1954, foi para os Estados Unidos disputar o título de Miss Universo como favorita.

Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. Porém, afirma-se que a história das duas polegadas foi uma invenção do jornalista João Martins, da Revista "O Cruzeiro", para consolar os brasileiros que criaram muitas expectativas de que a nossa miss ganharia o título. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta em sua autobiografia. O bolo em sua homenagem foi criado por dona Dair, confeiteira curitibana.

Ingredientes
MASSA
, 8 ovos (480g)
, 1 e 3/4 xícara (chá) açúcar refinado (280g)
, 8 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo (240g)
, 1 Manteiga sem sal para untar

DOCE DE NOZES
, 1 lata leite condensado (395g)
, 1 colher (sobremesa) rasada , Manteiga sem sal (8g)
, 1/2 xícara (chá) Nozes picadas (50g)
, 1 colher (sopa) chantilly (10g)

CHANTILLY
, 5 xícaras (chá) creme de leite fresco gelado (1000ml)
, 3 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro (45g)
, 2 colheres (chá) essência de baunilha (10ml)

SUSPIRO
, 2 xícaras (chá) açúcar de confeiteiro (230g)
, 2 claras (80g)
, Manteiga sem sal para untar
, Papel manteiga para untar

DOCE DE AMEIXA
, 1 e 1/2 xícara (chá) ameixas-pretas secas sem caroço (225g)
, 1 xícara (chá) Água (200ml)
, 1 xícara (chá) açúcar refinado UNIÃO (160g)

MONTAGEM
, Fios de ovos, ameixa e nozes para decorar

Preparo

MASSA
w Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar refinado UNIÃO até dobrar o volume. w Sem bater, junte a farinha de trigo. w Coloque em uma fôrma redonda grande (28 cm x 6 cm) untada e asse no forno preaquecido. w Desenforme morno. w Reserve para a montagem.

DOCE DE NOZES
w Misture o leite condensado, a manteiga e as nozes e leve-os ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. w Depois de frio, junte delicadamente o chantilly.

CHANTILLY
w Na velocidade mínima da batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR e a essência de baunilha, até obter um creme liso e espesso. w Reserve na geladeira até o momento de utilizar.

SUSPIRO
w Misture açúcar de confeiteiro R com as claras, e bata até obter um merengue firme. w Distribua o merengue sobre as costas da assadeira utilizada para assar o bolo, untada com manteiga e forrada com papel manteiga, de maneira a formar um disco. w Asse no forno, em temperatura baixa (100 ºC), até secar.

DOCE DE AMEIXA
w Ferva as ameixas com a água. w Depois de mornas, passe-as pelo liquidificador ou processador. w Adicione o açúcar refinado e volte ao fogo mexendo até obter uma geleia.

MONTAGEM
w Divida o bolo em 4 camadas. w Sobre a primeira camada, distribua o doce de nozes, na 2ª camada de bolo, 5 colheres (sopa) de chantilly, o disco de suspiro, mais 5 colheres (sopa) de chantilly, na 3ª camada de bolo, o doce de ameixas, e finalize com bolo. w Cubra as laterais e o tampo com o chantilly restante, e decore com fios de ovos, ameixas e nozes.

Participe e comente