A beterraba é lembrada muitas vezes apenas como um alimento importante na dieta cotidiana por suas propriedades nutritivas. Não é, definitivamente, um ingrediente que conquista o paladar pelo sabor. É rica em açúcar, folatos e vitamina C, além de potássio, manganês e betacarotenos. Apesar de ser rica em açúcares, a beterraba tem poucas calorias e, por isso, pode ser usada em regimes de emagrecimento. Mas é cada vez mais frequente na mesa, onde se apresenta das mais diversas formas, como ingrediente de saladas ou protagonista de pratos que sublinham sua versatilidade. Fora da mesa, a beterraba também é matéria-prima para a produção de açúcar e álcool.

CARPACCIO DE BETERRABA
Ingredientes
, 2 beterrabas
, 1 cebola picada
, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
, 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
, Suco de 1 limão
, Sal a gosto
, 1 colher (chá) de cardamomo em pó
Preparo
w Cozinhe a beterraba na panela de pressão por 10 min. Descasque e deixe esfriar. w Numa tigela misture o azeite, o vinagre de maça, o suco de limão, o sal e o cardamomo em pó. w Fatie a cebola bem fina, junte ao molho e deixe marinando por aproximadamente meia hora. w Usando um fatiador, corte as beterrabas já frias bem fininhas. 5. Num prato raso distribua as fatias de beterraba, decore com as cebolas marinadas e regue com um fio de azeite.

MUFFINS DE BETERRABA COM COBERTURA DE CHOCOLATE
Ingredientes
, 4 ovos
, ½ xicara (chá) de óleo
, ½ xicara (chá) de nata
, 300gr de beterraba
, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
, 2 xícaras (chá) de açúcar
, 1 colher (sopa) de fermento em pó
, 1 caixinha de leite condensado
, 1 colher de manteiga
, 3 colheres de chocolate em pó
, Chocolate granulado para decorar
Preparo
w Bata no liquidificador os ovos, as beterrabas, a nata, o açúcar e o óleo. w Acrescente a farinha de trigo, o fermento e misture delicadamente com a espátula até obter uma massa lisa. w Distribua a massa em forminhas de muffins e asse em fogo médio por aproximadamente 20 min ou até ficarem douradas. w Numa panela antiaderente, cozinhe o leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó, até obter o ponto de brigadeiro. Depois dos muffins terem esfriado um pouco, passe a cobertura de brigadeiro sobre eles e polvilhe chocolate granulado.

FAROFA COM TALO E FOLHAS DE BETERRABA
Ingredientes
, Folhas e talos picados de 5 beterrabas
, 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
, 1 cebola picada
, 2 dentes de alho picados
, 100gr de manteiga
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Numa panela aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho. w Adicione os talos e folhas da beterraba e deixe no fogo até que estejam macios. w Desligue o fogo e acrescente a farinha de mandioca. w Tempere com sal e pimenta-do-reino.

BETERRABAS ASSADAS COM IOGURTE E
QUEIJO DE CABRA
Ingredientes
, 6 beterrabas pequenas bem lavadas

, 1 pote de iogurte natural
, 100gr de queijo de cabra ralado
Preparo
w Embrulhe as beterrabas em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 50 min, ou até ficarem macias. Retire do forno e espere esfriar meia hora. Mantenha o forno aceso para não esfriar. w Abra o papel alumínio e retire as cascas delicadamente. Corte as beterrabas ao meio e transfira-as para uma tigela. w Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Coloque de volta na assadeira e leve de volta ao forno por alguns minutos para reaquecer. w Misture o iogurte natural com o queijo de cabra. Espalhe-o sobre um prato fundo e acomode as beterrabas por cima.

SALADA DE BETERRABA COM LARANJA
Ingredientes
, 2 beterrabas
, 2 laranjas
, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
, 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
, Sal a gosto
Preparo
w Cozinhe as beterrabas na panela de pressão ate ficarem macias, descasque, pique em cubos e deixe esfriar. Reserve. w Descasque as laranjas, remova as partes brancas e miolo e pique em cubos. w Numa saladeira coloque a beterraba picada fria e tempere com o vinagre, o azeite e o sal. w Acrescente e misture delicadamente a laranja picada, sem mexer demais para não ficarem roxas. w Decore com uns pedaços de laranja reservados e leve a geladeira por alguns minutos antes de servir.

NHOQUE
DE BETERRABA
Ingredientes
Massa
, 1,5kg de beterraba assada e limpa
, 1,5kg de ricota
, 80gr fécula de batata
, 120gr farinha de pão
, 250gr de queijo parmesão ralado
, 2 ovos
, 1 gema
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho
, 1lt de leite
, 400gr de queijo parmesão ralado
, 100gr de requeijão
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Massa: Em um processador, bata a beterraba assada e a ricota até obter uma massa homogênea. w Leve ao fogo baixo até secar e obter a consistência de uma massa leve. Reserve. w Em uma tigela grande, misture a fécula de batata, a farinha de pão, o queijo parmesão, os ovos e a gema. Junte a massa de beterraba reservada, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem com as mãos até dar liga (Se ficar muito macio acrescente um pouco de farinha de trigo). w Faça os rolinhos de massa e corte no formato de nhoque. w Cozinhe em água fervente com sal até que as bolinhas comecem a subir para a superfície. Molho: w Ferva o leite e em fogo baixo, acrescente o queijo parmesão ralado e o requeijão. Misture bem até obter um creme homogêneo. w Retire do fogo e bata na própria panela usando um mixer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva sobre o nhoque e salpique com queijo parmesão ralado.

PANQUECA
DE BETERRABA
Ingredientes
, 2 ovos
, 1 colher (café) de sal
, 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
, 1 ½ xícara (chá) de leite
, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
, 3 colheres (chá) de pó de beterraba moída
, 1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio
, 2 colheres (sopa) de manteiga
, 2 colheres (sopa) de cebola ralada
, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
, 2 xícaras (chá) de leite
, Sal e noz moscada moída a gosto
, 100gr de queijo parmesão ralado
, 100gr de champignon fatiados
, 100gr de peito de peru fatiado e picado
Preparo
Massa: Num liquidificador, bata todos os ingredientes da massa e leve a geladeira para descansar por meia hora. w Frite as panquecas em frigideira untada com manteiga e acomode-as numa travessa até terminar a massa. Reserve. w Recheio: Numa panela aqueça a manteiga e refogue. Adicione a farinha de trigo e aos poucos o leite, mexendo sem parar para não empelotar. w Tempere com o sal e a noz moscada, e acrescente o champignon e o peito de peru. Cozinhe por mais 3 min. w Retire do fogo, recheie as panquecas e enrole-as. Reserve parte do molho para cobrir as panquecas, polvilhe com o queijo ralado e sirva.

BETERRABA NA CHAPA
Ingredientes
, 120gr de batata ralada
, 120g de beterraba ralada
, 120g de cenoura ralada
, 5 colheres (sopa) de azeite
, sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Coloque metade do azeite de oliva em uma chapa e aqueça-a em fogo alto até que fique bem quente. w De maneira rápida, monte nela dois discos de batata, um disco de cenoura e outro de beterraba, todos com o mesmo diâmetro. w Salpique sal e pimenta-do-reino sobre cada disco de legume. w Quando a batata começar a dourar embaixo, regue os discos com a outra parte do azeite e comece a montar.
w Usando uma espátula grande, coloque o disco de cenoura sobre o de batata. Logo em seguida, o disco de beterraba sobre o disco de cenoura e por último o segundo disco de batata.

BORSCH
Ingredientes
, ½ kg de frango picado
, 3 beterrabas cortadas em tiras
, 3 batatas cortadas em cubos
, 1 cebola picada
, 3 cenouras raladas
, 2 colheres (sopa) de manteiga
, ½ aipo cortado em tiras finas
, 2 pimentas cortadas em tiras finas
, 2 tomates cortados em cubos
, 1 folha de louro
, 2 dentes de alho triturados
, 250gr de repolho branco fatiado
, Cheiro-verde a gosto
, Sal a gosto
Preparo
w Cozinhe a carne de frango com 3 lt de água, sal e louro durante uns 30min, até que a carne comece a se desprender do osso. w Acrescente a beterraba e o aipo e cozinhe por mais 10min. w Adicione a batata, a cenoura e cozinhe por mais 10 min. w Refogue a cebola, o alho e a pimenta na manteiga e junte ao caldo. w Adicione o tomate, o repolho e cozinhe por mais 5 min. ar em fogo brando por mais 5 minutos. Sirva com cheiro-verde polvilhado por cima.

BOLO DE BETERRABA
Ingredientes
, 2 beterrabas grandes descascadas e raladas
, 3 ovos
, ½ xícara (chá) de óleo
, 2 xícaras (chá) de açúcar
, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
, 1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo
w Bata no liquidificador as beterrabas, os ovos e o óleo. w Junte a farinha, o açúcar e o fermento em pó, misturando delicadamente. w Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido para assar por aproximadamente meia hora, ou até dourar.

Participe e comente