Dentro desse pequeno grão há uma boa dose de cálcio, zinco, ferro e magnésio, minerais que auxiliam no combate a anemia, oferecem mais energia e ainda fortalecem os ossos e sistema imunológico.

Com 6g de fibras a cada 100g de grão-de-bico, ele é uma excelente fonte de fibras, na maioria solúveis, as quais ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcar, gorduras e o colesterol ruim.

Ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas neurológicos no feto.

A leguminosa ainda espantar a depressão, porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano, a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de prazer e bem-estar.

O grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária, fazendo muito sucesso em sopas, saladas, empadas ou em um delicioso patê, conhecido como homus, o qual acompanha muito bem torradas e pão sírio.

PASTA DE
GRÃO-DE-BICO (homus)

Ingredientes
, 500g de grão-de-bico
, Suco de 1 limão
, Sal à gosto
, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de fazer
Cozinhe o grão de bico na panela de pressão até ficar macio e depois bata no liquidificador com duas conchas de água do cozimento. Misture os demais ingredientes e se necessário acrescente mais água até ficar com um textura consistente como
o patê.

Flávia Dário
Nutricionista
CRN8 7554

Participe e comente