Desde os primeiros dias de vida, o leite participa da alimentação das crianças e muitas vezes perdura até a vida adulta com o tradicional leite de vaca. Porém, algumas pessoas se tornam intolerantes a lactose ou alérgicas a proteína da bebida, e isso causa muito desconforto, fazendo-os descontinuar o consumo.

Outros, no entanto, desejam parar a ingestão por uma questão de estilo de vida, como os veganos ou ainda porque passam a não gostar mais do sabor. Diante dessas situações, é possível fazer a troca por algo semelhante?

Sim. As bebidas vegetais, popularmente conhecidas como "leites vegetais", ganham destaque nesse momento e podem ser feitas à partir de cereais, como a aveia, através das oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas e macadâmias, com alguns tubérculos como o inhame ou ainda com o coco seco.

Alguns desses ingredientes necessitam de um pré-preparo. O inhame cru, por exemplo, contém ácido oxálico, o qual acaba intoxicando nosso organismo e dificultando a digestão e absorção de alguns nutrientes. Nesse caso, deixar a raiz de molho de oito a doze horas é fundamental para diminuir esse composto e depois preparar a bebida.

As oleaginosas também precisam ficar de molho para que os compostos anti-nutrientes sejam removidos. Já o coco, pode ser feito e consumido imediatamente.

Para fazer a bebida vegetal, basta colocar no liquidificador uma xícara de qualquer desses insumos com três xícaras de água. Em seguida, é só coar em uma peneira bem fina, separando a parte liquida da parte sólida.

A parte liquida, é o "leite" que pode ser aquecido, usado em bolos, smothies ou até em um delicioso molho branco, e o melhor, pode ser mantido sob refrigeração por até três dias ou congelado por três meses.

A parte sólida das oleaginosas e do coco podem ir ar forno para que fiquem bem sequinhas e participe das receitas como substituição a farinha de trigo. A sobra do inhame pode compor preparações salgadas como creme, purê e até caldos.

E o cálcio que o leite de vaca tem? Para solucionar esse problema, acrescente uma colher de sopa de gergelim na hora de bater seu "leite" e garanta boas doses do mineral.

Flávia Dário
Nutricionista
CRN8 7554

Participe e comente