O filet mignon continua chique e glamouroso, sobrevivendo com absoluta nobreza às tantas mudanças pelas quais passam a gastronomia – no mundo e no Brasil. Na grelha, no forno ou na panela, o corte reina absoluto como ingrediente sofisticado de pratos clássicos. Mas apesar da versatilidade, servindo como ingrediente para uma infinidade de receitas, alguns molhos permanecem como imbatíveis na companhia do corte: mostarda, gorgonzola, roquefort, quatro queijos e funghi.

CARPACCIO
Ingredientes
, 500gr de filé mignon
, 3 colheres (sopa) de maionese
, 2 colheres (sopa) de molho inglês
, 1 colher (sopa) de mostarda
, 1 colher (sopa) de suco de limão
, 150gr de queijo parmesão ralado grosso
, 150gr de alcaparras em conserva
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Embrulhe a peça de filé em filme plástico e leve ao congelador por 1 hora. w Remova o filme e corte a peça em fatias bem finas. w Distribua as fatias sobre um prato grande, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve a geladeira. w Em uma vasilha, misture a maionese, o molho inglês, a mostarda e o suco de limão. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. w Despeje o molho sobre os filés, salpique o parmesão e as alcaparras. Sirva com torradas.

 

ESPETINHOS
DE FILÉ COM PÊRA
Ingredientes
, 1kg de filé mignon cortado em cubos
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
, 12 fatias de presunto cru
, 3 peras maduras, cortadas em fatias de 1,5cm
, Suco de 1 limão
, Azeite para pincelar
, 8 palitos de espetinho
Preparo
w Passe as fatias de peras no suco de limão. Reserve. w Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. w Corte as fatias de presunto ao meio, no sentido do comprimento, e no mesmo sentido, enrole cada cubo de carne em uma tira. w Espete os cubos de carne intercalando com as fatias de pera. Pincele com azeite e leve para grelhar.

FILÉ COM QUEIJO ROQUEFORT E PÊRA
Ingredientes
, 4 medalhões de filé mignon
, 2 colheres (sopa) de óleo
, 150gr de queijo roquefort esfarelado
, 4 metades de peras em calda escorridas
, Salsinha a gosto
Preparo
w Frite os medalhões em óleo quente por 1 min cada lado. w Transfira para uma travessa refratária e coloque sobre cada medalhão uma pêra. w Salpique o queijo sobre Coloque nessa abertura os temperos e o presunto cru. Amarre a carne para manter a forma no cozimento. w Numa panela, aqueça a manteiga e doure o filé por 5 min cada lado. Acrescente o vinho e o sal e cozinhe por mais 30min até ficar bem dourada. Sirva com legumes refogados na manteiga.

TRANÇA DE FILÉ
Ingredientes
, 1 peça de filé mignon
, Sal grosso a gosto
, Pimenta-do-reino a gosto
, 4 dentes de alho triturado

no azeite
, 2 ramos de alecrim desfolhados
, 9 fatias de presunto cru cortadas em tiras
Preparo
w Corte a peça de filé mignon em três partes no sentido horizontal. w Depois cada parte em mais três tiras, deixando num dos lados as pontas unidas. w Tempere a carne com o sal, a pimenta-do-reino, o alho e o alecrim. w Cubra cada tira de filé com tiras do presunto cru. w Faça uma trança, como a de cabelo, na carne, trançando as três partes. w Leve para assar no forno a 250 ºC em assadeira untada por 20min.

ESPETINHO DE FILÉ MIGNON, QUEIJO E LEGUMES
Ingredientes
, 600g de lé mignon cortado em cubos
, 600g de queijo coalho em cubos
, ½ xícara (chá) de pimentão amarelo em cubos
, ½ xícara (chá) de pimentão vermelho em cubos
, ½ xícara (chá) de cebola roxa em cubos
, 8 unidades de tomate cereja
, 8 espetinhos de bambu
, 4 colheres (sopa) de azeite de Oliva
, Sal e pimenta-do-reino moída na
hora (a gosto)
, 1 receita de molho de iogurte (veja abaixo)
, 4 unidades de pão sírio

Molho de iogurte
, 200g (1 pote) de iogurte natural
, ¼ de molho de salsinha, hortelã e cebolete bem picadas
, 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
, ½ unidade de limão siciliano
, Sal e pimenta-do-reino preta moída na hora (a gosto)
Preparo
w Tempere os cubos de lé com sal e pimenta-do-reino, a gosto. Monte os espetinhos, intercalando cubos de lé, de queijo e de legumes. w Em uma chapa ou frigideira quente, coloque um o de azeite e grelhe o espetinho de todos os lados, rapidamente, apenas para dourar o queijo e a carne. Se tiver espaço, coloque mais de um para grelhar. w Leve os espetinhos ao forno pré-aquecido em 180°C, em uma forma com grelha, e deixe por 5 minutos. Sirva acompanhado dos pães levemente aquecidos e do molho de iogurte.

Preparo Molho de iogurte
w Lave e seque as ervas, e separe as folhas. w Pique-as namente com uma faca. w Coloque numa tigela com o iogurte, o azeite, o suco do limão, sal e pimenta. w Misture bem e prove para acertar o tempero (caso seja necessário).

FILÉ
OSWALDO ARANHA
Ingredientes
, 2 medalhões de filé mignon
, 2 colheres (sopa) de manteiga
, 8 dentes de alho em lâminas finas
, 2 colheres (sopa) de azeite
de oliva
, 1 cebola pequena picada
, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Numa frigideira, aqueça o azeite e frite a cebola até dourar. Acrescente o sal e a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar, até ficar tostada. Reserve. w Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino e grelhe-os em uma chapa bem quente. w Enquanto isso, aqueça a manteiga em uma frigideira, junte o alho e frite até dourar. w Acomode os filés numa travessa, regue com a manteiga quente, as laminas de alho. Sirva com a farofa reservada, arroz branco e batata frita.

ISCAS DE FILÉ
COM GORGONZOLA
Ingredientes
, 1/2kg de filé mignon cortado em tiras
, 1/4 de xícara (chá) de cheiro verde desidratado
, 3 dentes de alho amassados
, 1 colher (sopa) de azeite
, 200gr de queijo gorgonzola esfarelado
, ½ xícara (chá) de creme de leite
, 1 xícara (chá) de leite
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Numa panela em fogo brando, coloque o queijo gorgonzola para derreter. Acrescente o creme de leite, mexendo sempre até o queijo desmanchar. w Quando todo o queijo estiver desmanchado, acrescente aos poucos o leite, sem parar de mexer, até ficar um creme homogêneo. Tempere com uma pitada de pimenta-do-reino. Reserve. w Tempere as tirinhas com o alho, o sal, o cheiro verde e a pimenta-do-reino. w Numa frigideira, aqueça o azeite e frite a carne até ficar dourada. Sirva as tiras do filé com o molho num recipiente separado.

FILÉ
À FRANCESA
Ingredientes
, 4 bifes de filé mignon
, 1 dente de alho amassado
, 1 cebola picada
, 3 tomates sem pele e sem sementes, picados
, 2 colheres (sopa) de

salsinha picada
, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
, Sal a gosto
, 3 colheres (sopa) de conhaque
, 4 colheres (sopa) de óleo

Preparo
w Aqueça o óleo em uma frigideira no fogo alto. Frite os bifes por 4 min cada lado. Transfira-os para uma travessa e reserve. w Na mesma frigideira, frite o alho e a cebola. Adicione o tomate, a salsinha, a cebolinha e refogue por alguns minutos. w Tempere com sal, junte o conhaque, misture bem e deixe ferver até evaporar. Despeje o molho sobre os bifes.

FILÉ
COM PIMENTA VERDE
Ingredientes
, 8 bifes de filé mignon
, 3 colheres (sopa) de manteiga
, 5 colheres (sopa) de óleo
, 6 batatas raladas grosso, lavadas e enxutas

, 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino verde em conserva
, 2 colheres (sopa) de salsinha picada
, Sal a gosto
Preparo
w Tempere os bifes com sal. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga com o óleo em fogo alto. Frite os bifes até dourarem dos dois lados. Transfira para uma travessa e reserve. w Coloque a batata com uma pitada de sal na frigideira e frite, mexendo sempre até a batata ficar macia. w Acomode os bifes por cima, polvilhe com a pimenta-do-reino verde e aqueça por 1 min. w Sirva os bifes em pratos individuais com a batata acompanhando e polvilhados de salsinha.

STROGONOFF DE FILÉ
Ingredientes
, 1kg de filé mignon cortados em tiras pequenas
, 4 colheres (sopa) de manteiga
, 2 cebolas picadas
, ½ xícara (chá) de conhaque
, 200gr de champignons fatiados
, 3 tomates picados, sem pele e sem semente
, 2 colheres (sopa) de catchup
, 1 colher (sopa) de mostarda
, 1 lata de creme de leite
, 1 pitada de pimenta-do-reino
, Sal a gosto
Preparo
w Em uma panela grande, aqueça 3 colheres da manteiga e doure a carne. Reserve. w Coloque na mesma panela a manteiga restante e refogue a cebola com o sal e a pimenta-do-reino. Junte a carne e refoque mais um pouco. w Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a panela para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. w Acrescente os tomates, o catchup e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 6 min. w Adicione o creme de leite, misture delicadamente e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha.

Participe e comente