A hortelã, conhecida por seu aroma único e exótico, é uma das ervas mais usadas na culinária, além de ser ingrediente versátil na indústria: é amplamente utilizado na fabricação de gomas de mascar, anti-séptico bucal e creme dental e em bebidas, sorvetes, xaropes, doces... Se não bastassem essas virtudes, o hortelã também tem propriedades medicinais. Conhecido como um 'limpador de sangue', é diurético e é útil para eliminar os resíduos corporais indesejáveis. Hortelã tem poucas calorias (70 por 100 gramas), mas muitos nutrientes. É uma rica fonte de fibra dietética e de proteína, vitaminas B,C,e D e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.

Na cozinha, a hortelã é ingrediente inevitável, por exemplo, em diversas receitas árabes. De aroma marcante, a planta exige cuidados no uso para não se impor. Aliás, é difícil concorrer com essa característica muito peculiar da hortelã, que 'rouba' a cena na cozinha, a exemplo do manjericão, outra planta que não aceita ser coadjuvante de receitas. Ambas, no entanto, quando utilizadas com o necessário rigor culinário, se impõe ou completam as alquimias mais criativas, acrescentando não apenas aromas aos pratos, mas frescor, virtude em que a hortelã é única e insubstituível.

FRANGO COM
HORTELÃ E LARANJA
Ingredientes
, 2 coxas e sobrecoxas de frango
, 1 dente de alho amassado
, 2 colheres (sopa) de hortelã

, 1 xícara (chá) de suco de laranja
, 1 laranja em rodelas
, Sal e folhas de hortelã a gosto
Preparo
w Retire a pele e a gordura do frango. Tempere com o alho, o sal e a hortelã. Deixe marinar por duas horas. w Em um refratário untado, ponha o frango e regue com o suco de laranja. w Asse em forno médio preaquecido por 45 minutos aproximadamente. w A cada 10 minutos regue o frango com o caldo que se forma durante o cozimento. w Retire do forno e decore com as rodelas de laranja e as folhas de hortelã.

TEMPERO PARA CARNES
Ingredientes
, 1 xícara de folhas de hortelã
, 2 dentes de alho
, ½ cebola ralada
, 1 colher (de chá) de sal
, Azeite suficiente para cobrir
Preparo
wLave e seque as folhas de hortelã. Amasse o alho e pique a hortelã bem pequena. Em um vidrinho que pode ser de conserva (lave com água fervente o vidro e a tampa). wNesse vidro coloque o hortelã picado, o alho amassado, a cebola ralada e o sal. Misture muito bem. Junte o azeite até cobrir todo o tempero. Depois tampe e conserve na geladeira por até uma semana.

Participe e comente