A doçaria grega está longe da fama alcançada pelos portugueses nessa área, mas a exemplo de outros países famosos por seus doces típicos, os gregos também exibem respeitosas receitas, como o baklava, um doce feito com camadas muito fina de massa recheada com nozes ou pistache coberta por açúcar.

O doce teria surgido entre os assírios no século 8. Ganhou o mundo a bordo de navios que atracavam em portos da região. Mas atribui-se aos gregos a sofisticação da receita, ao desenvolverem a técnicas para sobrepor camadas finas, bem diferente da textura original grossa, típica dos pães sírios.

Ao viajar pelo mundo, a receita original foi adquirindo características regionais: os armênios acrescentaram cravo e canela. Os árabes, água de rosas e cardamomo. Mas o doce alcançou fama mesmo entre os gregos, que acreditavam que a receita, com mel e pistache, proporcionava algumas reações afrodisíacas.

Os confeiteiros preparavam a receita de acordo com o sexo, adicionando cardamomo para os homens e canela para as mulheres. Não se sabe se funcionava ou não, como ainda é um mistério, mas o baklava ainda carrega a fama de estimular o apetite sexual – e caprichar no pistache, conta-se, potencializa (e muito!) os resultados.

Ingredientes
, 6 xícaras (chá) de nozes picadas
, 1 colher (chá) de canela em pó (5 ml)
, 2 e ¼ xícaras (chá) de açúcar (560 ml)
, 1 xícara (chá)de manteiga derretida (250 ml)
, 1 pacote de 450 g de massa folhada
, 2 xícaras (chá) de água (500 ml)

Para a calda e finalização

, 1 xícara (chá) de mel (250 ml)
, 1 colher (chá) de extrato de baunilha (5 ml)
, 4 xícaras (chá) de uvas corinto
, 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem (45 ml)
, 1 xícara (chá) de iogurte grego (250 ml)

Preparo
w Preaqueça o forno a 180°C, unte com manteiga o fundo e as laterais de uma assadeira de 22 x 33 centímetros. w Misture as nozes com a canela, ¼ da xícara de açúcar (60 mililitros) e ¼ da xícara de manteiga derretida (60 mililitros), reserve. w Desenrole a massa folhada e corte toda a pilha pela metade para caber na assadeira. w Cubra a massa folhada com um pano úmido para evitar o ressecamento enquanto você trabalha. Disponha duas folhas da massa na assadeira e unte cuidadosamente com manteiga usando um pincel. Repita a operação até que você tenha 6 folhas em camadas. w Espalhe uma e ½ xícara de nozes por cima, aplique duas folhas de massa, manteiga e adicione nozes para terminar com quatro camadas de nozes e massa. A última camada deve ter cerca de seis a oito folhas de profundidade. w Com uma faca afiada, corte em losangos ou quadrados até o fundo da assadeira. Você pode cortar quatro fileiras longitudinais e depois fazer cortes diagonais.
w Asse por 50 minutos até que o baklava esteja dourado e crocante.

Para a calda e a finalização
w Faça a calda enquanto o baklava estiver assando, ferva a água com o restante do açúcar até dissolvê-lo. w Acrescente mel e baunilha, deixe ferver por cerca de dez minutos. w Retire o baklava do forno e espalhe imediatamente a calda com uma colher sobre ele, deixe esfriar. w Enquanto isso, coloque as uvas corinto em uma bandeja, regue com azeite e polvilhe duas colheres (sopa) (30 mililitros) do açúcar restante. w Asse no forno por dez minutos, aproximadamente, até que as uvas corinto comecem a abrir. w Sirva o baklava com iogurte grego, as uvas corinto e uma pitada de mel e nozes picadas. w As nozes podem ser substituídas por qualquer tipo de semente (ou combinação de sementes)..

Participe e comente