Há séculos o homem descobriu que o porco selvagem poderia se transformar num versátil animal doméstico, fornecedor não apenas de carne e gordura, mas também de matéria-prima (osso) para a construção de instrumentos de caça e outras aplicações. Até meados do século 20, a gordura era considerada como um dos principais produtos da suinocultura, atendendo às exigências do mercado neste período. Contudo, a carne suína ganhou espaço nobre na cozinha e acabou por se tornar um ingrediente indispensável nas mais diversas culturas gastronômicas, sendo apreciada numa infinidade de receitas

PERNIL ASSADO
COM ARROZ COLORIDO E FAROFA DE FRUTAS SECAS
Ingredientes
, 1 pernil de porco (3kg)
, Sal
, 5 dentes de alho grandes
, 1 xícara (chá) de folhas de aipo
, 1 xícara (chá) de cenoura em cubos
, 1 xícara (chá) de abobrinha em cubos
, 1 xícara (chá) de talos de alho-poró (picado)
, 1 colher (chá) de pimenta
, 2 xícaras (chá) de cebola ralada
, 1/2 xícara (chá) de tomilho
, 1 xícara de suco de limão
, 500 ml de vinho branco seco
3 folhas de louro
, 3 colheres (sopa) de tomilho fresco

Arroz colorido
, 1/2 xícara (chá) de arroz cozido
, 1 colher (sopa) de cebola em cubos

, 1 colher (sopa) de cenoura em cubos
, 1 colher (sopa) de vagem
, 1 colher (sopa) de passas pretas
, 1 colher (chá) de salsa batida
, Sal a gosto
, 1 colher (sopa) de ervilha
, 1 colher (sopa) de milho
, 1 colher (sopa) de manteiga

Farofa de frutas secas
, 1/2 xícara (chá) de farofa de mandioca
, 1 colher (sopa) de damasco
, 1 colher (sopa) de ameixa sem caroço
, 1 colher (sopa) de nozes
, 1 colher (sopa) de tâmaras
, Sal a gosto
, 5 colheres (sopa) de manteiga
, 3 colheres (sopa) de cebola picada
Preparo
Pernil
w Processar no liquidificador a cebola, o alho, as folhas de aipo, o alho-poró, a cenoura, a abobrinha, 250 mililitros de vinho branco, metade da xícara de suco de limão, sal e pimenta. w Coloque a carne em um tabuleiro e misture os itens massageando a carne. w Acrescente o tomilho e o louro. w Deixe descansar por, pelo menos, oito horas na geladeira, alternando a posição da carne para o molho incorporar em toda a peça. w Assar o pernil coberto com papel- alumínio em forno, a 180ºC, por cerca de duas horas. w Em seguida, tire o papel-alumínio e deixe dourar. w Deglacer o tabuleiro com o restante do vinho branco e do suco de limão. 8Corrija o sal e sirva quente.

Arroz colorido
w Corte em cubos bem pequenos a cebola, a cenoura, a vagem e a abobrinha. w Saltear na manteiga os legumes, as passas, o milho e juntar o arroz cozido. 3.Colocar a salsa batida e servir imediatamente.
Farofa de frutas secas
w Cortar o damasco, a ameixa, as tâmaras e as nozes. w Saltear na manteiga e acrescentar a farinha de mesa. Antes de servir, corrija o sal.

LOMBINHO RECHEADO COM COGUMELO
Ingredientes
, 1kg de lombo de porco
, 200g de cogumelos frescos
, 2 colheres (sopa) de azeite
, 3 colheres (sopa) de manteiga
, 1 cebola grande picada

, 2 dentes de alho picados
, 1 raminho de salsa picada
, 2 tomates maduros picados
, 200ml de vinho branco
, Sal e pimenta (a gosto)
Preparo
w Lavar, secar e fatiar os cogumelos. Cozinhe-os em azeite com uma colher (sopa) da cebola dourada. Fazer uma cavidade no lombo e acrescentar sal e pimenta e rechear com os cogumelos. w Amarrar com barbante e temperar novamente com sal e pimenta. Em uma panela, dourar a carne com a manteiga aquecida. Colocar a carne em uma assadeira e reservar a gordura que sobrou. w Em uma panela, refogar o alho com o restante da cebola na gordura da carne. Acrescentar a salsa e o tomate picado, incluindo o vinho branco. w Deixar levantar fervura e regar o lombo de porco com o molho obtido. Leve ao forno, durante 50 a cinco minutos, a 180 °C, regando com um pouco de água. Por fim, retirar o barbante e servir inteiro, ou fatiado, com o que sobrou do molho, à parte.

BIFE DE PORCO
À MILANESA (SCHNITZEL)
Ingredientes
, 4 costeletas de lombo de porco sem osso (cerca de 150 gramas cada uma)
, 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
, 2 ovos grandes
, 1/2 xícara de leite
, 4 xícaras de farinha de rosca
, 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
, 2 colheres de sopa de manteiga
, 1 raminho de tomilho
, Sal e pimenta do reino moída
, Fatias de limão
Preparo
w Comece colocando cada bife entre duas folhas de filme plástico e batendo suavemente com o lado liso de um amaciante de carne até que eles atinjam uma espessura bem fina. w Coloque a farinha em uma tigela e tempere com sal e pimenta. Bata os ovos com o leite outra tigela e tempere com sal e pimenta. w Coloque a farinha de rosca em uma terceira tigela e novamente, tempere com sal e pimenta. w Passe os bifes um por um, primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e finalmente, na farinha de rosca, pressionando a farinha de rosca com mão para que que cubra a carne uniformemente. w Coloque os bifes de porco em uma única camada em um prato forrado com papel vegetal e leve à geladeira descobertos por 10 a 12 minutos para permitir que o revestimento seque um pouco e adere à carne. w Aqueça o azeite e a manteiga em uma frigideira grande sobre fogo médio-alto. Adicione o ramo de tomilho e deixe fritar por cerca de 1
minuto para aromatizar o óleo. w Retire o ramo de tomilho e reserve. Cuidadosamente, coloque os bifes na frigideira e frite até ficar dourado e crocante, cerca de 3 minutos de cada lado. w Remova e coloque em um prato forrado com toalhas de papel para escorrer. Tempere com sal, decore com fatias de limão e o raminho de tomilho frito antes de servir

LOMBO DE PORCO ASSADO E CARAMELADO AO MOLHO DE FRUTAS
Ingredientes
, 1,5kg de lombo de porco
, 1 abacaxi cortado em rodelas
, 100g de figo
, 1 lata de pêssego em calda
, 1 copo grande de vinho branco
, Sal (a gosto)
, Alho moído
, Pimenta-do- reino (a gosto)
, Fios de ovos (para decorar)
, Calda de caramelo (10 colheres de açúcar e 1 copo grande de água)
Preparo
w Tempere o lombo de porco com o vinho branco, sal, a pimenta e o alho moído. Deixe marinando por duas horas, virando sempre. Leve ao forno, regue com um pouco de óleo, cubra com papel-alumínio e deixe assar por duas horas. w Retire o alumínio e deixe dourar, virando de vez em quando para que fique dourado por completo. Depois de assado coloque em um prato e decore com o abacaxi, o pêssego e os figos cortados em cubos. w Faça uma calda de caramelo misturando o açúcar e a água no fogo. Coloque a calda de caramelo sobre o lombo assado e as frutas.
w Decore com fios de ovos.

CARNE DE PORCO NA PANELA
Ingredientes
, 1kg de carne de porco num só pedaço
, Sal e pimenta do reino
, 2 colheres (sopa) de óleo
, 1 colher (sopa) de farinha de trigo
, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 2 xícaras de água fervente
, 1 xícara (chá) de vinho branco seco
, 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
, 1 dente de alho amassado
Preparo
w Limpe a carne e tempere-a com sal e pimenta do reino. w Aqueça o óleo e frite a carne, dourando-a de todos os lados. w Polvilhe com a farinha de trigo e mexa bem. w Junte o tablete de caldo de carne dissolvido, o vinho branco, o cheiro verde, o alho amassado e cozinhe em fogo baixo por 1 hora e 30 minutos. w Durante o cozimento, vire a carne algumas vezes.
w Para essa receita, use paleta ou acém.

COSTELINHA DE PORCO NA CACHAÇA
Ingredientes
, 1 kg de costela de porco
, ½ Copo (americano) de cachaça
, ½ Copo (americano) de shoyu
, ½ Colher (sopa) de sal
, 4 Dentes de alho
, 1/2 Colher (sopa) de pimenta do reino
, 2 Colheres (sopa) de alecrim
, 4 Colheres (sopa) de óleo
Preparo
w Limpe a costela de porco retirando toda a gordura, corte no sentido dos ossos separando em pedaços e coloque em uma travessa. w Bata no liquidificador a cachaça, o shoyu, o sal, o alho, a pimenta por três minutos. w Despeje essa misture sobre as costelinhas, acrescente os ramos de alecrim, cubra e deixe marinar por duas horas. w Aqueça o óleo até que fique bem quente. w Coloque as Costelinha temperadas e três colheres (sopa) do tempero. Vá mexendo e quando começar a secar acrescente mais caldo do tempero. w Frite até dourar.

COSTELINHA OUTBACK
Ingredientes
, Molho barbecue pronto
, sal
, gergelim
, 200 ml de leite
, 8 folhas de louro
, suco de 2 limões
, 1 colher (sopa) de glutamato
monosódico
, 50 ml de óleo
, 3 colheres (sopa) de cebola picada
, 1 colher (sopa) de alho picado
, 1 colher (sopa) de açúcar
, 100ml de vinagre branco
, 1 kg de costela suína
Preparo
w Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a costelinha e o molho barbecue, separando a folha de louro. w Coloque a mistura na costela e deixe por cerca de 2 horas na geladeira. w Cozinhe em 4 litros de água com sal na panela de pressão por cerca de 50 minutos. w Retire com cuidado a costela da panela de pressão e disponha numa assadeira. w Com um pincel, espalhe bastante molho barbecue dos dois lados da costela. w Salpique gergelim e cubra com papel alumínio. w Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 50 minutos. w Após 20 minutos, tire o papel alumínio e pincelo com molho barbecue.

Participe e comente