A gastronomia muitas vezes se confunde com a sofisticação. Isso não deixa de ser verdade. Há diversos patamares nesse cenário. Da idolatrada cozinha francesa, que se apresenta sofisticada em pratos que mais se parecem quadros surreais, às invencionices da culinária fusion e suas experimentações psicodélicas, de névoa e espuma. Mas a gastronomia pode ser simples, como prega a tendência do comfort food, que resgata a comida de mãe, generosa no volume e inebriante no aroma.

Esse universo, independente de alta ou baixa gastronomia, pode ser bem acessível quando se transforma conceitos em aromas e sabores. O Boteco do Neco, já tradicional pela criativa interpretação que faz da cozinha brasileira, levando à mesa dos clientes um inovador cardápio de pratos e petiscos simples, mas surpreendente em sabor, decidiu levar crianças para a cozinha e apresentar a elas o curioso mundo da culinária. A primeira edição do projeto 'Chefinhos do Neco' foi realizado no último dia 4, no Mercadão.

A terceira unidade do Boteco do Neco serviu de palco para que as crianças, do Lar Nossa Senhora da Esperança, de Sarandi, aprendessem um pouco sobre alimentação – e não necessariamente gastronomia. A empresária Débora Kemmer explica que sempre ocorreu-lhe desenvolver alguma atividade com a marca, de cunho social. A ideia se transformou em realidade a partir do esforço de duas acadêmicas de administração, que escolheram o Boteco do Neco como case para o trabalho de conclusão do curso

"Nos contatos com as estudantes para embasar o trabalho, fomos amadurecendo a ideia de converter o desejo em realidade", afirma a empresária, feliz com o sucesso do evento. Na verdade, felicidade maior foi das crianças, cujo contato com ingredientes, aromas e sabores, com certeza, foi uma experiência inesquecível. A criança deve conhecer os alimentos, os legumes, as frutas e os temperos brasileiros. A experiência, o toque, o cheiro, o reaproveitamento de alimentos, o manuseio correto, são importantes para o seu crescimento", acrescenta.


DIVERSÃO. Experiência de crianças com ingredientes da culinária brasileira descortina um universo importante de aromas e abores


Participe e comente