Entre as muitas frutas cuja colheita começa em março – ou atinge se pico -, o abacate se posiciona como referência sobre a qual pesa a suspeita de ser muito calórico e, portanto, deve ser evitado por quem luta contra a balança. A fruta já era cultivada antes mesmo da colonização espanhola, sendo chamada pelos astecas de ahuacatl, palavra que significa testículo, uma analogia ao formato do abacate. O abacateiro pode atingir de 15 a 20 metros de altura, sendo bastante comum na maior parte do Brasil. Aliás, existem mais de 500 variedades de abacates, provenientes de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana.

O abacate é rico em proteínas (possui um dos mais elevados teores entre todas as frutas), gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é insaturada, pessoas que querem ganhar massa muscular optam pelo consumo de abacate e usam sua gordura como forma de substituição a outras fontes menos saudáveis. A semente do abacate moída também é eficiente em certos tipos de problemas renais e disenterias.

As folhas do abacateiro também são altamente digestivas. Na culinária, o abacate é empregado no preparo de saladas e pratos, como no guacamole, prato da culinária mexicana. No Brasil, é muito comum o consumo da fruta batida com leite e açúcar como sobremesa. Além disso, o abacate também é utilizado na fabricação de sorvetes, doces, molhos ou consumido in natura.

MOUSSE DE ABACATE PARA O PÓS-TREINO
Ingredientes
, 4 col. (sopa) de abacate
, ½ banana pequena
, 1 scoop de whey protein sabor baunilha

, Gotinhas de limão
, ½ xíc. (chá) de iogurte desnatado sem sabor
, 1 col. (chá) de semente de chia
Preparo
w Bater o abacate, a banana, o whey protein e as gotas de limão no liquidificador e colocar o iogurte aos poucos, cuidando para não ficar líquido. Salpicar a semente de chia por cima antes de servir.

RISOTO DE ABACATE
COM GORGONZOLA
Ingredientes
, 1 colher (sopa) de azeite
, 50g de cebola picada
, 10g de alho amassado
, 200g de arroz arbóreo pré-cozido
, 1 ½ litro de caldo legumes

, 1 avocado
, 100g de queijo gorgonzola cortado em pequenos pedaços
, 100g de manteiga sem sal
, Sal e pimenta a gosto
Preparo
w Em uma panela média, com um pouco de azeite, faça um refogado de cebola e alho, sem fritar
muito.
w Acrescente o arroz arbóreo pré-cozido. Junte o caldo de frango ou legumes. Acrescente o avocado amassadinho.
w Depois, adicione o queijo e abaixe o fogo. Quando tomar consistência, acrescente a manteiga.
w Tempere com sal e pimenta a gosto.


Participe e comente