Considerada uma das culinárias mais "brasileiras" do País, a gastronomia do Pará tem sim a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Os elementos encontrados na região da Amazônia formam a base de seus pratos, com o acréscimo do camarão, caranguejo, pato e dos peixes, todos temperados com folhas e frutas nativas. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá, pimentas de cheiro e ervas. Os mais tradicionais são cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca. Aliás, a raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais. Entre os destaques da cozinha paraense estão:

Pato no tucupi

Constituído de pato, tucupi e jambu. O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e por isso precisa ser cozido durante uma semana. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. O jambu é fervido em água com sal, escorrido e posto sobre o pato. É servido com arroz branco e farinha de mandioca.

Maniçoba
Do tupi Maní, deusa da mandioca. Usa-se tipicamente uma panela de barro ou de porcelana. O prato demora pelo menos uma semana para ser feito, pois a folha da maniva ( a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias com a intenção de eliminar o ácido cianídrico que contém. Depois disso é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. É servido com arroz branco, farinha d'água e pimenta de cheiro a gosto.

Caruru
Feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê. Após fervidos o quiabo, o tempero verde e os camarões na água, acrescenta-se a farinha e faze-se um pirão. Estando pronto o pirão, adicionam-se os quiabos bem escorridos, o camarão já refogado com todos os temperos e, por último, o azeite de dendê.

Tacacá
De origem indígena, o Tacacá é um mingau quase líquido servido em cuias e vendido pelas "tacacazeiras", geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades paraenses, sobretudo Belém. É constituído de uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

Chibé
Vocábulo tupi, composto de Che - eu, meu - e Ibe ou Tibe- caldo. É considerada a mais paraense de todas as comidas. Uma bebida com um gosto levemente acidulado. Leva farinha de mandioca e água.

Mujica
É um prato de espécie cremoso que pode ser feita de farinha de peixe conhecida como piracuí, massa de siri ou caranguejo.

Doces
As sobremesas paraenses são ricas em frutas, principalmente vindas da Amazônia, e licores. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná e a manga. Há também outras frutas regionais de sabor peculiar, tais como bacuri, taperebá, jaca, muruci, sapotilha, entre outras. (Fonte: Governo do Estado do Pará)

PATO AO TUCUPI
Ingredientes
, 1 pato inteiro, com cerca de 1,5 kg
,1 cebola em cubos
,1 cenoura em rodelas
,1 alho poró em rodelas
,1 talo de salsão em rodelas
,1 folha de louro
,1 ramo de tomilho
,800 ml de vinho branco
,Sal e pimenta-do-reino

Caldo de pato
,1 carcaça de pato
,1 cebola em cubos
,1 cenoura em rodelas
,1 alho-poró em sodelas
,1 ramo de tomilho
,80 ml de óleo de canola

Caldo de tucupi
,800 ml de tucupi
,300 ml de caldo de pato (acima)
,1 maço de jambu limpo (só as folhas)

Preparo
Caldo de pato
wAsse a carcaça de pato no forno a 200ºC, até ficar dourada. wRefogue, em uma panela grande, a cebola, a cenoura, o alho-poró, o salsão e o tomilho no óleo de canola. wJunte a carcaça ao refogado, cubra com 1 litro de água, tampe a panela e leve para ferver por cerca de 40 minutos. wCoa o caldo, separe a quantidade indicada para a receita e o o restante pode ser congelado por até 3 meses.

Pato
wFaça uma marinada com a cebola, a cenoura, o alho-poró, o slasão, o louro, o tomilho e o vinho, acresente o sal e a pimenta-de-reino e o pato. Deixe o pato marinar nesse molho por 24 horas na geladeira. wRetire o pato da geladeira, espere voltar à temperatura ambiente, e asse em forno a 160ºC por cerca de 1h40, até a carne ficar macia e cozida. Desosse o pato. wEm uma panela, ferva o tucupi com o caldo de pato. wAdicione o pato desossado ao caldo para aquecer com as folhas de jambu. wSirva com farinha d´água ou farinha de mandioca.

CREME DE CAMARÃO COM CASTANHA-DO-PARÁ
Ingredientes
, 1 pimentão verde picado
, ½ kg de camarão pequeno limpo
, ½ xícara (chá) de castanha-do-pará
, 2 colheres (sopa) de azeite
, 1 dente de alho amassado
, 1½ litro de leite
, ½ xícara (chá) de farinha de tapioca
, ½ maço de cheiro verde amarrado
, 1 cebola média picada
, 2 tabletes de caldo de camarão
, 2 tomates sem pele e sem sementes picados

Preparo
wColoque no liquidificador o tomate, a cebola, o pimentão e meia xícara (chá) de água. Bata e reserve. wNuma panela, aqueça o azeite e frite o alho até dourar. Adicione os camarões, os temperos reservados, o caldo de camarão e o cheiro-verde. wCozinhe em fogo médio por 5 minutos ou até os camarões ficarem rosados. wRetire o cheiro verde, acrescente o leite e espere ferver. wAdicione a farinha de tapioca aos poucos, mexendo sempre até engrossar. wAcrescente as castanhas e sirva em seguida.

CALDEIRADA DE FILHOTE
Ingredientes
, 1 filhote de 2kg limpo
, 5 limões
, Alho picado a gosto
, Sal a gosto
, 1/2 xícara (chá) de água
, 4 cebolas médias
, 4 tomates
, 4 pimentões médios
, 8 dentes de alho descascados
, 4 batatas médias descascadas
, 4 ovos
, 20 camarões rosa médios sem casca
, 2 xícaras (chá) de farinha d'água
, 3 pimentas de cheiro
, 1/3 xícara (chá) de cebolinha, coentro, salsinha, alfavaca e chicória

Preparo
wCorte o peixe em 4 partes e lave-as em água corrente. w Faça uma vinha d'alhos com o suco de 5 limões, alho picado, sal e a água. w Envolva as postas do peixe com essa mistura e deixe descansar por 3 horas. w Em uma panela com 2 litros de água, cozinhe as cebolas, os tomates, os pimentões, o alho e as batatas. w Conforme forem ficando cozidos, retire um a um e reserve. w Em uma panela à parte, cozinhe os ovos até ficarem duros, descasque-os e reserve. w Quando os acompanhamentos estiverem cozidos, ferva o caldo de legumes por mais 5 minutos. w Cozinhe as postas de peixe com os camarões por 7 minutos no caldo dos legumes. w Separe 1 litro do caldo para fazer o pirão. w Em uma panela, ferva o caldo e acrescente a farinha d'água aos poucos, mexendo sempre, até formar um pirão de consistência não muito mole. w Em uma panela de barro, coloque as postas de peixe, os camarões, as cebolas, os tomates, os pimentões, o alho, as batatas e os ovos, cobrindo com o caldo bem quente.w Em uma travessa, à parte, coloque o pirão. w Decore com raminhos de salsa.

ARROZ COM GALINHA
Ingredientes
, 1 kg de arroz
, 2 peitos de galinha ou frango
, 1 cebola picada
, 1 cheiro verde picado
, 1 pimentão picado
, Salsichas para hot dog
, Passas sem caroço
, Maçãs picadas
, 1 lata de ervilha
, 1 lata de milho
, Presunto cortado em cubo pequenos (opcional)
, Azeite a gosto

Preparo
w Coloque o frango no vinho e no alho um dia antes. w No dia seguinte, refogue o frango até amolecer, no ponto para desfiar. w Deixe esfriar e desfie. w Depois de desfiado, reserve. w Prepare o arroz temperado a seu gosto e deixe esfriar. w Pegue o frango desfiado e tempere com a cebola, o pimentão, o cheiro-verde e o caldo do frango refogado. w Leve ao fogo só para o tempero dar gosto. w Misture o arroz com o frango desfiado em uma tigela.
w Junte as passas, o presunto, a salsicha, a ervilha e o milho.


Participe e comente