Com sabor naturalmente doce, o suco da cana, também conhecido como garapa, pode ser consumido puro ou associado a frutas como o limão e o abacaxi. Apesar de nutritivo, muitas pessoas ainda tem medo de consumi-lo devido ao seu alto teor calórico, afinal em 100 ml concentram cerca de 80 calorias.

Considerada por anos a vilã das dietas, a bebida vem mostrando que carrega muito mais do que calorias. Rica em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio e magnésio ela pode ser uma aliada na hora dos treinos.

Considerado um isotônico natural, o caldo de cana é capaz de hidratar e repor os minerais perdidos durante o treino ou ainda ser utilizado como fonte de energia antes de iniciar os exercícios.

Mas, se preferir combine a bebida com uma fonte de proteína e use após a atividade física para recuperar a musculatura e repor o glicogênio perdido.

A verdade é que a cana é natural, livre de corantes, conservantes e ainda pode ser moída na hora, o que deixa a garapa ainda mais gostosa. Mostrando que com moderação, ela pode e deve ser consumida por quem aprecia, seja nos treinos ou até para refrescar o corpo nos dias quentes.

Flávia Dário
Nutricionista
CRN8 7554

Participe e comente