Não é exatamente uma tendência, mas comfort food (comida confortável numa tradução descompromissada) se impõe à mesa com um apelo nostálgico que remete à infância, à mãe, vó... Na verdade, é a comida simples, sem frescuras, feita para encher a barriga e farta num ingrediente indispensável na cozinha: amor! O purê de batata, a maionese, o frango com polenta, a mandioca frita, o sagu, o doce de leite, o arroz doce, a canjica... O repertório de receitas é longo e cada um é capaz de acrescentar um novo prato à lista – e todos com um aspecto convergente: lembram família.

Comfort food seria uma reação à culinária industrializada, mais apegada a conceitos e técnicas, com pouca relação com a essência da cozinha tradicional, inspirada em ingredientes mais saudáveis e compromissada com a celebração da convivência. Na prática, não é só aquilo que se come que interessa, mas também a forma como se come. A frase pode ser interpretada de várias formas (comer rápido, por exemplo, pode gerar desconforto), mas principalmente deve ser lida com a convicção de que comer também deve ser um gesto sociável, com alguma relevância familiar.

A tendência se insinuou há mais de três décadas, exatamente no país em que o fast food domina a dieta diária: os Estados Unidos. Talvez como uma reação ao cardápio pouco saudável formado por sanduíches, batata frita e refrigerante. Não que os pratos que integram o menu do que é chamado de 'comfort food' seja, necessariamente, recomendado enquanto comida menos calórica. As receitas na verdade não se preocupam tanto com a saúde e sim com o resgate de sentimentos proporcionados por pratos com viés nostálgico, que transporta o comensal para momentos felizes.

A proposta dessa cozinha é o resgate afetivo das lembranças através da comida. Normalmente, os pratos têm apelo nostálgico e dão uma sensação de conforto, pois a infância é a fase mais segura da vida.  Esse tipo de culinária desperta sensações agradáveis e evoca o bem-estar relacionado aos bons momentos da vida.  O que verdadeiramente importa é a ação que ela desencadeia ao ativar a memória do consumidor para algo que reaviva bons momentos das refeições do passado. Comfort food é uma cozinha calorosa e não extremamente técnica, pois não exige tecnologia e equipamentos de ponta para o preparo.

BOLINHO DE CHUVA
Ingredientes
, 2 ovos
, ½ xícara (chá) de água
, ½ xícara (chá) de açúcar
, 1 pitada de sal
, Farinha de trigo que baste
, Óleo para fritar
, 1 xícara (chá) de açúcar com canela em pó para polvilhar
Preparo
w Em uma tigela, bata bem os ovos com a água, o açúcar e o sal. w Adicione a farinha aos poucos até dar obter uma massa lisa e com ponto de "pingo"- aproximadamente 2 xícaras (chá). w Aqueça o óleo em uma panela fundo e pequena e usando uma colher (sopa), pingue a massa para fritar. w Coloque os bolinhos de chuva no papel toalha para secar. Por fim, polvilhe o açúcar com canela antes de servir.

PICADINHO DE CARNE COM LEGUMES
Ingredientes
, 800gr de alcatra cortada em cubos
, 1 maço de cheiro-verde picado
, 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
, 1 ½ xícara (chá) de caldo de carne
, 2 cebolas cortadas em cubos
, 500 gramas de batata pré-cozida e cortada em cubos
, 2 cenouras cortadas em rodelas grossas
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino. w Acomode-a numa travessa refratária. Adicione o cheiro-verde e regue o azeite e o caldo de carne. w Cubra com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 60 min. w Remova o papel-alumínio, misture a cebola, a batata e a cenoura. Cubra novamente com o papel-alumínio e volte a travessa ao forno para assar os legumes. w Sirva ainda quente, coberto com o molho que se formou na travessa.

LASANHA DE FRANGO
Ingredientes
, 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida
, 250gr de presunto fatiado
, 250gr de queijo mussarela fatiado
, 100gr de queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho
, 2 colheres (sopa) de azeite
, 2 dentes de alho amassados
, ½ cebola picada
, 500gr de peito de frango cozido e desfiado
, 1 cubo de caldo de frango
, 1 sachê de polpa de tomate
, 3 tomates maduros sem sementes picados
, 1 xícara (chá) de água
, 1 colher (café) de açúcar
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Numa panela média, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o frango desfiado. w Adicione a água, o caldo de frango, os tomates picados e refogue mais um pouco. w Adicione a polpa de tomate, o açúcar e cozinhe por uns 10 min mexendo sempre. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino. w Em um refratário, intercale camadas de molho, massa, molho, presunto e queijo mussarela. Repita a operação até usar todos os ingredientes, finalizando com uma camada de molho. w Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio para assar por 30min.


Participe e comente