A estudante Joelma Matsumoto tem uma rotina puxada: faculdade de administração à noite e trabalho durante o dia. Mas encontra tempo para malhar no final da tarde e, além dos exercícios, cuida do cardápio para manter a forma – e a disposição. Entre outros alimentos que não faltam em sua dieta a batata doce é item indispensável. Costuma ingerir o tubérculo na forma de purê acompanhado de frango grelhado, resolvendo assim a importância de associar porções de carboidrato com proteína. A batata doce é rica em fibra, vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e outros minerais.

Um dos tubérculos mais consumidos no Brasil, a batata doce tem médio índice glicêmico, o que na prática significa que aumenta gradualmente a glicemia, permitindo que os carboidratos sejam mais lentamente digeridos pelo organismo, que aproveita melhor essa importante fonte de energia. A elevação mais lenta dos níveis de insulina auxilia na perda de peso (picos de insulina estimula o organismo a estocar gordura). Por essas e muitas outras razões, praticantes de atividades físicas, como a estudante Joelma Matsumoto, sabe que a batata doce é indispensável no cardápio.

Entre praticantes de musculação a dupla frango e batata doce igualmente é item que não pode faltar no cardápio. Não por acaso o tubérculo, originário da América do Sul, é considerado um 'armazém de nutrientes'. No Brasil existem quatro tipos de batata-doce: batata-branca, batata-amarela, batata-roxa, batata-doce-avermelhada. A cor amarelada deve-se à presença de mais betacaroteno no produto. Por conta disso, este tipo de batata doce possui ação antioxidante, além de prevenir certos tipos de câncer.

No Brasil existem quatro tipos de batata-doce: batata-branca, batata-amarela, batata-roxa, batata-doce-avermelhada. A cor amarelada deve-se à presença de mais betacaroteno no produto. Por conta disso, este tipo de batata doce possui ação antioxidante, além de prevenir certos tipos de câncer. Já a coloração arroxeada ocorre pela presença de antocianinas, pigmento natural que tem alta ação antioxidante.

SAIBA MAIS

Estudos mostram a comparação do teor de amido resistente da farinha de mandioca e da farinha de batata doce. A primeira, em 100g de farinha, possui 10% de amido, enquanto a batata doce apresenta 17%.

A produção de biocombustível a partir da batata doce também é uma das vastas possibilidades de utilização do tubérculo. Uma tonelada de batata doce pode produzir de 160 a 180 litros de etanol, mas seu ciclo é de quatro meses, enquanto o ciclo da cana-de-açúcar é de um ano

CREME DE ESPINAFRE COM BATATA DOCE
Ingredientes
, 5 Batatas doce médias
,300g de espinafre in natura
,300 g de espinafre escaldado
,1 tablete de Caldo de Legumes
,1/2 xícara (chá) de alho poró picado
,Cebolinha, queijo parmesão ralado e sal a gosto

Preparo
wCozinhe as batatas com casca (higienizada). wEscalde com água fervendo metade do ramo de espinafre e deixe cozinhar com o alho poró por 5 minutos. wRetire a casca da batata doce e, com a água do cozimento, coloque-a no liquidificador, junto com o espinafre e o alho poró escaldado, espinafre in natura, caldo e o sal. w Bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. wSirva em recipientes individualizados acrescentando a cebolinha e o queijo parmesão a gosto acompanhado de pão de centeio.

PUDIM DE BATATA DOCE
Ingredientes
, 300 gr de batata-doce cozida
,3 colheres (sopa) de amido de milho
,1 colher (chá) de essência de baunilha
,2 colheres (sopa) de manteiga
,2 xícaras (chá) de leite
,6 colheres (sopa) de açúcar
,colheres (sopa) de água
,100 de coco ralado

Preparo
w Coloque as batatas picadas junto com os demais ingredientes no liquidificador e bata bem.wDespeje na fôrma refratária de anel caramelada e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta. wTeste enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo. wEspere amornar e desenforme. Decore com coco ralado.

BRIGADEIRO DE
BATATA DOCE
Ingredientes
, 1 xícara (chá) de leite de amêndoas
,1 colher (sopa) de farinha de arroz
,4 colheres (sopa) de chocolate 70% cacau (sem açúcar, sem glúten e sem lactose) ralado
,1 xícara (chá) de batata doce cozida e amassada

Preparo
wEm uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha de arroz e o chocolate. wQuando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata-doce. wMexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira por 1 hora. wRetire da geladeira e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos.

SOPA DE BATATA DOCE
Ingredientes
, 1 colher de sopa de azeite extravirgem
,2 dentes de alho picados
,1 cebola média picada
,3 tomates sem pele e sem sementes picados
,2 abobrinhas picadas
,1 batata-doce média picada
,2 xícaras de espinafre picado
,Salsinha picada a gosto
,1 litro de água
,Sal a gosto

Preparo
w Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. wEm seguida, adicione a abobrinha, a batata doce e o espinafre e cozinhe por cinco minutos.w Feito isso, adicione a água, o sal e cozinhe até os ingredientes ficarem macios. wEspere amornar e bata no liquidificador. O prato pode ser decorado com a salsinha

PÃO DE QUEIJO COM BATATA DOCE
Ingredientes
, 100 g de batata doce cozida
, 2 ovos
, 2 claras
, 50 ml de água
, 150 g de ricota
, Sal a gosto
, 200 g de polvilho azedo
, 1 colher de sopa de fermento em pó
, 1 colher de sopa de semente de chia
, 50 g de parmesão (opcional)

Preparo
wBata no liquidificador a batata doce, ovos, claras, água, ricota e sal. wQuando a massa adquirir uma consistência cremosa, adicione os outros ingredientes e bata até a mistura ficar homogênea.
wSepare a massa em bolinhas do tamanho de sua preferência, distribua em uma assadeira untada com margarina e leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourarem.

Dica: Os pães de queijo crescem aumentam de volume, por isso, deixe um espaço considerável entre eles na forma.


Participe e comente