A culinária italiana é famosa – e acrescentar qualquer adjetivo a esse é redundar o que já se sabe. Mas entre massas e pães, a panna cotta se sobressai num menu de sobremesas que também destaca a versátil cozinha do país. A receita teria sotaque húngaro, já que sua criação seria obra de imigrante que se estabeleceu no início do século 20 no Piemonte, região também conhecida pelos vinhos Barolo e Barbaresco, entre outros rótulos menos famosos. Trata-se de uma receita simples, a base de nata de leite, açúcar, gelatina e baunilha acompanhada de calda de frutas ou a própria fruta. Uma baita colherada de doce de leite ou mesmo uma fatia de goiabada também escolta muito bem a sobremesa. A receita tradicional de variáveis. Em alguns lugares da Itália a receita já aparece, por exemplo, com a adição de rum ou de marsala, um tipo de vinho fortificado siciliano do mesmo tipo do vinho do porto. Mas a receita italiana tem ganhado releituras, de acordo com a criatividade de quem executa a receita. A panna cotta (literalmente 'nata cozida') serve de base para outas sobremesas que não reproduzem, necessariamente, a receita original.

PANNA COTTA COM FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
, 500 ml de creme de leite para Chantilly
, 75 g de açúcar
, 1/2 talo de baunilha natural
, 2 folhas de gelatina sem sabor

Calda
, 300 g de frutas vermelhas (blueberry, cerejas, morangos e framboesas)
, 1 xícara de açúcar
Se as frutas não estiverem congeladas, acrescente 1 dedo da xícara de água
Preparo
w Em uma tigela coloque água fria para dissolver as folhas de gelatina, deixando mergulhadas aproximadamente 5 minutos. w Em uma panela coloque o creme de leite, corte ao meio com uma faca a baunilha e raspe sua essência, coloque a raspa da baunilha e o talo tudo junto ao creme de leite que esta na panela e acrescente o açúcar. w Ligue o fogo, quando estiver bem quente, mas não fervendo, acrescente as gelatinas. w Esprema as folhas com a mão para tirar toda a água. w Mexa bem e coloque em potinhos individuais ou em um refratário único.
Leve para a geladeira por aproximadamente 3 horas.
Calda
w Coloque as frutas na panela com o açúcar e se precisar a água. w Deixe ferver até que a água vermelha das frutas de transforme em uma calda fina. w Espere esfriar e acrescente em cima da panna cotta para servir. Sirva gelada

Participe e comente